IBOPE: PT É O PREFERIDO DE 29% DOS ELEITORES E SUPERA OS OUTROS 34 PARTIDOS JUNTOS

É interessante lembrar que a pesquisa foi encomendada por dois dos principais integrantes do PIG, a Globo e o Estadão. A notícia é do UOL:

O PT é o partido preferido de 29% da população brasileira, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20). O índice supera os 27% que, somados, escolheram as outras 34 legendas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os entrevistados foram questionados por qual partido político tem “maior preferência ou simpatia”, e 39% deles disseram não ter preferência por nenhuma sigla. Os outros 7% não souberam ou não responderam. Os dados detalhados do levantamento ficaram públicos nesta terça (21).

Apenas o PSDB, escolhido por 5% dos entrevistados, e outros quatro partidos –PDT, MDB, PSB e PSOL, com 2% cada um—obtiveram mais de 1% das menções.

Destas siglas, apenas o PSB não terá candidatura própria nas eleições presidenciais desse ano. O partido decidiu não se coligar formalmente com nenhum outro no âmbito nacional.

Veja abaixo os índices de preferência partidária:

29% – PT

5% – PSDB

2% – PDT, MDB, PSB, PSOL

1% – DEM, PCdoB, PP, PSC, PSD, PSL, PTB, PV, Solidariedade, Novo, PMB

3% (somados) – PCB, PCO, PTC, Avante, Podemos, Patriota, PHS, Pros,PMN, Rede, PPL, PR, PPS, PRB, PRP, PRTB, Democracia Cristã, PSTU –tiveram menos de 1%, cada um

39% – Nenhum/Não tem preferência

7% – Não sabe/Não respondeu.

ONDE ESTÃO AS PANELAS? CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA RESIDENCIAL VAI SUBIR 23,12%

ELEITORADO DE JALES CRESCEU APENAS 0,72% EM QUATRO ANOS. MULHERES SÃO MAIORIA ENTRE ELEITORES

Nas eleições deste ano, Jales terá apenas 275 eleitores a mais do que tinha em 2014. Naquele ano, tínhamos 37.746 eleitores aptos a votar, número que saltou para 38.021 em 2018, o que representa um crescimento de apenas 0,72% no eleitorado.

Para se ter uma ideia do pífio crescimento do nosso eleitorado, enquanto Jales registra 275 eleitores a mais em quatro anos, nossa vizinha Santa Fé do Sul contabiliza 1.086 eleitores a mais no mesmo período. Em termos percentuais, o eleitorado de Santa Fé do Sul cresceu 4,43%. 

Fernandópolis, nossa outra vizinha, ganhou 1.414 eleitores, um crescimento de 2,77%. No estado de São Paulo, o número de eleitores passou de 31.998.429 para 33.040.405, um aumento de 3,25%. E no Brasil, que chegou a 147,3 milhões de eleitores, o crescimento foi de 3,14%. O único estado onde o eleitorado diminuiu foi o Rio Grande do Sul, que perdeu 37.301 eleitores mas continua com um eleitorado superior a 8,3 milhões.

Entre os nove municípios que integram as zonas eleitorais de Jales e Urânia, somente dois conseguiram um desempenho pior que Jales. Pontalinda, que perdeu 79 eleitores e Urânia, com 73 eleitores a menos.

Santa Salete apresentou, segundo os dados do TSE, o maior crescimento da região, com 242 eleitores a mais. Em 2014, Santa Salete tinha 1.557 eleitores aptos a votar. Em 2018, eles chegaram a 1.799, um crescimento de 15,5%, seguramente um dos maiores do Estado.

Depois de Santa Salete, o maior crescimento ocorreu em Paranapuã, que passou de 3.010 eleitores para 3.144, um aumento de 4,45%. Em Vitória Brasil – que agora está vinculada à Zona Eleitoral de Estrela D’Oeste – o número de eleitores aumentou de 1.572 para 1.600, um crescimento de 1,78%.

Os dados do TSE mostram, ainda, que em Jales as mulheres são maioria entre os 38.021 eleitores. Nada menos que 19.956 eleitores jalesenses se declararam do sexo feminino, ou 52,5% do total. Já os eleitores do sexo masculino são 17.995, ou 47,3% do total. Ou seja, o eleitorado jalesense tem 1.961 mulheres a mais que os homens. Pelo menos 70 eleitores, sabe-se lá por quais motivos, não declararam o sexo.

Além de Jales, o eleitorado feminino é maioria em Santa Albertina (2.487 mulheres x 2.432 homens) e Urânia, que contabiliza 3.425 mulheres e 3.161 homens. Nos demais municípios – ou seja, Pontalinda, Dirce Reis, Mesópolis, Paranapuã, Aspásia e Santa Salete – os homens formam a maioria do eleitorado.

A maior diferença em favor do sexo masculino acontece em Pontalinda, município que recebe muitos trabalhadores rurais vindos de outros estados. Por lá, o eleitorado possui 1.732 homens (52,27% do total) e 1.578 mulheres (47,63%), sendo que 03 eleitores pontalindenses não declararam o sexo.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE LUIZ HENRIQUE NÃO TEVE ÁLVARO DIAS, MAS TEVE A RENATA ABREU

O presidenciável Álvaro Dias não veio, mas a presidente nacional do Podemos (PODE), Renata Abreu, esteve em Jales no domingo para o lançamento da campanha do Luís Henrique Moreira, de modo que o senador não fez muita falta.

Renata Abreu é deputada federal por São Paulo e faz aniversário no mesmo dia que Jales – 15 de abril. Advogada e administradora de empresas, ela vem de família com tradição na política. O pai foi deputado federal por dois mandatos e um tio também foi parlamentar, mas teve seus direitos políticos cassados pela ditadura militar.

O lançamento da campanha de Luiz Henrique, como se pode ver nos registros fotográficos abaixo, foi movimentado. Realizado no Galdino Eventos, no domingo de manhã, o lançamento reuniu cerca de 800 pessoas, incluindo o também deputado federal Sinval Malheiros(PODE).

PRESIDENCIÁVEL ÁLVARO DIAS FALTA A ENCONTRO EM JALES

A vinda do senador Álvaro Dias – candidato a presidente pelo Podemos – a Jales para o lançamento da candidatura de Luís Henrique Moreira a deputado estadual, também pelo Podemos, marcada para ontem, acabou não acontecendo.

Na versão oficial, o ex-tucano – que está ameaçando colocar Sérgio Moro no Ministério da Justiça, caso seja eleito – já estava no aeroporto se preparando para a viagem a Jales quando teria recebido um telefonema do juiz imparcial de Curitiba, convocando-o para uma reunião.

Para confortar os que se preparavam para recepciona-lo, Álvaro Dias mandou um vídeo, onde pedia desculpas e explicava que compromissos de última hora o impediram de estar em Jales.

Hoje, segunda-feira, o senador paranaense cumpriu compromissos de campanha em São Paulo, capital.   

EM DUAS PESQUISAS – IBOPE E MDA/CNT – LULA APARECE COM O DOBRO DE BOLSONARO, O SEGUNDO COLOCADO

De manhã, foi divulgada a pesquisa feita pelo instituto MDA, encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), onde Lula aparece com 37,3%, seguido por Bolsonaro com 18,8%.

Agora à noite, foi divulgada a pesquisa Ibope, feita para a TV Globo e o jornal Estadão. E o resultado foi praticamente o mesmo: Lula 37% e Bolsonaro 18%. E em ambas as pesquisas, Geraldo Alckmin continua empacado com algo em torno de 5%. Parece que a companhia do centrão não fez bem ao tucano.  

Com informações do G1:

O candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera mais uma pesquisa de intenção de votos divulgada nesta segunda-feira (20). Com números parecidos com a pesquisa CNT/MDA divulgada pela manhã, o petista aparece com 37% na pesquisa Ibope/Estado de S. Paulo/TV Globo divulga no início da noite.

No cenário com o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PSL) continua na vice-liderança estagnado com 18%, seguido por Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Quando Lula não é citado como candidato, Bolsonaro assume a liderança, mas o número de brancos, nulos e indecisos sobe de 22% para 38%.

Cenário com Lula

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 37%
Jair Bolsonaro (PSL): 18%
Marina Silva (Rede): 6%
Ciro Gomes (PDT): 5%
Geraldo Alckmin (PSDB): 5%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
Eymael (DC): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Henrique Meirelles (MDB): 1%
João Amoêdo (Novo): 1%
Cabo Daciolo (Avante): 0
Vera (PSTU): 0
João Goulart Filho (PPL): 0
Branco/nulos: 16%
Não sabe/não respondeu: 6%

Cenário sem Lula

Jair Bolsonaro (PSL): 20%
Marina Silva (Rede): 12%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Fernando Haddad (PT): 4%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
Eymael (DC): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Henrique Meirelles (MDB): 1%
João Amoêdo (Novo): 1%
Cabo Daciolo (Avante): 1%
Vera (PSTU): 1%
João Goulart Filho (PPL): 1%
Branco/nulos: 29%
Não sabe/não respondeu: 9%

GASOLINA SUBIU 10% EM JALES DEPOIS DA GREVE DOS CAMINHONEIROS. COM TEMER, AUMENTO JÁ CHEGA A 33%

A greve dos caminhoneiros, que, em Jales, recebeu o apoio de comerciantes, comerciários e outros atores, não foi lá muito boa para os donos de veículos que abastecem nos postos de combustíveis de nossa cidade.

Antes do movimento grevista, tínhamos a gasolina mais barata do estado. Com a greve, os preços dispararam em Jales e não voltaram mais ao patamar anterior. Hoje, o preço médio da gasolina em Jales só é menor que em 11 das 108 cidades paulistas pesquisadas pela ANP.

Em maio deste ano, antes da greve, o nosso preço médio da gasolina era de R$ 4,030, enquanto na semana passada, segundo a medição da ANP, o valor médio batia em R$ 4,430, um aumento de quarenta centavos/litro (10%) em menos de três meses.

O preço médio mais baixo do estado – que até maio era o de Jales – agora é encontrado em Campinas (R$ 4,017), seguido por Guarulhos (R$ 4,102) e Paulínea (R$ 4,111). Já os valores médios mais altos estão sendo praticados em Botucatu (R$ 4,568), Catanduva (R$ 4,561) e Cubatão (R$ 4,557).

Em janeiro de 2015, quando Dilma iniciou seu segundo mandato sob protestos por conta de aumentos na gasolina, o preço médio em Jales era de R$ 3,201. Quase um ano e meio depois, em maio de 2016, quando ela foi afastada, o preço médio nos postos da cidade estava em R$ 3,320, um aumento de 3,7%.

De lá para cá – ou seja, em dois anos e três meses – com Michel Temer na presidência e Pedro Parente na Petrobras, o preço médio da gasolina em Jales chegou aos atuais R$ 4,430, um aumento de 33,4%. Em outros tempos, um aumento dessa magnitude  seria motivo para os coxinhas locais vestirem-se de amarelo e, armados de panelas, correr à Praça do Jacaré. Nos últimos tempos, as panelas permanecem silentes.

ALCKMIN TEM A MAIOR DESAPROVAÇÃO ENTRE CANDIDATOS, DIZ PESQUISA IPSOS

Alckmin é aprovado por apenas 17% dos entrevistados. Já a aprovação de Lula (47%) é maior até que a do seu algoz, Sérgio Moro (41%). Parece que está aumentando a sensação, entre os brasileiros, de que Lula seria vítima de um “esquema” para tirá-lo das eleições deste ano. 

Enquanto isso, o golpista Michel Temer continua bem: ele é desaprovado por 94% dos entrevistados. Entre os 3% que aprovam o atual presidente, deve estar o ex-urubólogo Alexandre Garcia. A notícia é do Estadão:

Os principais candidatos à Presidência nas eleições 2018 começam oficialmente a campanha eleitoral desaprovados pela maioria absoluta da população, segundo a pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos, que analisa a opinião dos brasileiros sobre personalidades do mundo político e jurídico.

Entre os concorrentes ao Planalto, os ocupantes do topo do ranking da desaprovação são Geraldo Alckmin, do PSDB, e Ciro Gomes, do PDT. O desempenho do tucano é desaprovado por 70%, e do pedetista, por 65%.

No bloco seguinte aparecem, empatados tecnicamente, Jair Bolsonaro, (PSL, com 61% de desaprovação), Marina Silva (Rede, 61%), Henrique Meirelles (MDB, 60%) e Fernando Haddad (PT, 59%).

Apesar de o Ipsos incluir o nome de possíveis concorrentes ao Planalto em sua pesquisa, o instituto não procura medir intenção de voto. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, que se lançou candidato pelo PT, mas pode ter a iniciativa barrada pela Justiça, teve leve melhora em seus números. Ele é aprovado por 47% da população, uma oscilação positiva de dois pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior. Já a desaprovação oscilou para baixo, de 53% para 51%. Isso significa que o País está praticamente rachado ao meio em relação ao ex-presidente.

A aprovação a Lula é a maior entre as 17 personalidades apresentadas pelo Ipsos aos eleitores. Em segundo lugar aparece o juiz Sérgio Moro, responsável pela condenação do ex-presidente em primeira instância, com 41%. A seguir estão Marina Silva, com 30%, e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, com 28%.

Em tempo: Em agosto de 2015, quando o Ipsos começou a fazer esse tipo de pesquisa, Lula tinha apenas 35% de aprovação. Subiu 12 pontos e mantém viés de alta. Alckmin era aprovado por 32% e hoje sua aprovação está em 17%. Já o candidato Bolsonaro era desaprovado por 27% e agora sua desaprovação bate em 61%.

PREFEITURA INICIA ‘MUTIRÃO DE LIMPEZA’ NESTA SEGUNDA-FEIRA

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

A Prefeitura de Jales iniciará a partir da próxima semana, na segunda-feira (20), um Mutirão de Limpeza que percorrerá todos os bairros da cidade. Os trabalhos de recolhimento do material serão executados por uma ação integrada entre as Secretarias Municipais de Saúde, Obras e Agricultura, que mobilizarão funcionários e caminhões com o único objetivo de colaborar com a saúde pública, meio ambiente e assim manter o controle da Leishmaniose, Dengue e a proliferação de escorpiões.

No dia da coleta, os moradores devem colocar os materiais sem uso na rua para a retirada. As equipes só irão recolher lixos colocados nas ruas (e não em calçadas). Serão coletados recipientes que acumulam água, material orgânico em decomposição e entulhos como móveis velhos, colchões, pneus, garrafas e sucatas em geral.

O Mutirão recolherá somente materiais provenientes da limpeza de quintais, lembrando que poda de árvores fica proibida, já que não serão recolhidos galhos.  Lixo doméstico comum e entulhos de reformas ou construções não entram como material de descarte.

A coleta inicia pelos bairros São Judas Tadeu e Vila Nossa Senhora Aparecida. A divulgação do cronograma será feita através de carro de som, que dias antes da coleta passará avisando os munícipes e pelos agentes municipais de saúde que avisarão os moradores durante as visitas. A Secretaria de Comunicação também disponibilizará a divulgação nos canais de informação em www.jales.sp.gov.br e na Fanpage do Facebook em Prefeitura Municipal de Jales. 

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, enfatizou a importância da participação da população no projeto: “Com este mutirão queremos promover uma limpeza mais intensa na cidade. A adesão dos moradores ao Mutirão da Limpeza é importante, para que possamos dar um destino correto ao material que não é mais utilizado e que não pode ser descartado na coleta normal do lixo. É uma oportunidade para a limpeza de terrenos e quintais, contribuindo para que o ambiente fique livre dos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, o mosquito palha, causador da Leishmaniose, entre outras doenças, além de evitar a proliferação de escorpiões”.

De acordo com a coordenadora da equipe municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva, “a população deve ficar atenta ao carro de som e só colocar os entulhos nas ruas assim que anunciado. Pedimos também aos moradores que nos ajudem a manter a cidade limpa, evitando jogar lixo na rua após a passagem do caminhão para evitar que o lixo fique espalhado na rua”.

1 618 619 620 621 622 1.806