CHECAGEM MOSTRA BOLSONARO COMO FONTE SOBERANA DE MENTIRAS

Os bolsominions acreditam nas mentiras que eles mesmos inventam. As notícias mentirosas sobre o ex-presidente Lula – como a da vacina para meningite, por exemplo – foram as mais compartilhadas. Deu no site Aos Fatos:

O presidente Jair Bolsonaro foi o mais citado nas 348 checagens de desinformação publicadas em 2019 por Aos Fatos dentro da parceria firmada com o Facebook. O capitão reformado do Exército recebeu menções em 55 conteúdos desmentidos no ano passado; na metade deles (27), as informações falsas favoreciam sua imagem ou a de seu governo.

Como reflexo da polarização política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o segundo mais citado nas peças de desinformação checadas: 26 delas o envolviam. Diferentemente do atual mandatário, a maior parte dos conteúdos sobre o petista (21) tiveram o intuito de atacar a sua imagem.

Ainda que tenha sido assunto de quase o dobro de peças de desinformação veiculadas, o conteúdo sobre Bolsonaro engajou menos o público do que as postagens enganosas a respeito de Lula. Enquanto as 55 notícias falsas que envolviam o presidente acumularam ao menos 582 mil compartilhamentos, as 26 que traziam o nome do petista somaram 639 mil.

É possível perceber outra diferença ao analisar o posicionamento das postagens com Lula ou Bolsonaro. No caso do atual presidente, as três peças de desinformação mais compartilhadas apelavam para o gosto do seu eleitorado: a primeira anunciava que o presidente teria cortado verbas do Carnaval via decreto (80 mil compartilhamentos); a segunda trazia fotos descontextualizadas para inflar manifestações pró-governo (41 mil compartilhamentos); e a terceira propagava que o orçamento do governo para a Educação seria o maior da história (40 mil compartilhamentos).

No caso de Lula, ocorreu o contrário. As três notícias falsas com mais compartilhamentos no momento em que foram checadas depreciavam a imagem do petista. A mais republicada (133 mil compartilhamentos) foi um vídeo em que um suposto irmão de Lula afirmava que o político “não teria caráter”. Em seguida, vieram um áudio falso em que Lula pedia o assassinato de Antonio Palocci (75 mil compartilhamentos) e uma gravação em que a CUT, central sindical historicamente ligado ao PT, estaria pedindo a prisão do ex-presidente (70 mil compartilhamentos).

Aparecem ainda entre os mais citados o PT, com 12 checagens; Sergio Moro, com 11; Dilma Rousseff, com nove; veículos de imprensa e jornalistas, com oito; o STF (Supremo Tribunal Federal), com sete; e as ONGs, com seis. Com exceção do ministro Sergio Moro, que teve três peças de desinformação que exaltavam sua imagem, todos os outros citados só foram desfavorecidos pelas publicações enganosas.

TOSHIRO SAKASHITA ASSUME PROVEDORIA DA SANTA CASA

Da assessoria de imprensa da Santa Casa:

No dia 02 de janeiro de 2020 a Santa Casa de Jales recebeu o novo provedor, Carlos Toshiro Sakashita, que foi eleito como provedor no dia 10 de dezembro em assembleia geral que aconteceu no Centro de Estudos “Dr. José Sandoval” da instituição.

Toshiro Sakashita destacou que trará o know how de suas empresas para o modelo de gestão do hospital. “Quero que a nossa Santa Casa seja a melhor do Brasil, por isso vamos fazer o que for necessário para isso acontecer. Todos precisam se dedicar ao máximo no trabalho, nós precisamos da ajuda de todos os colaboradores, parlamentares e principalmente da população em geral”.

No primeiro dia o provedor reuniu-se no centro administrativo com os colaboradores para uma conversa sobre as metas para a sua gestão. Os colaboradores colocaram-se a disposição para contribuir com as melhorias do hospital e desejaram boas-vindas ao novo provedor.

QUEIROZ DEU MAIS DINHEIRO À MULHER DE BOLSONARO

A novidade está pendurada na coluna do Ricardo Noblat, na Veja:

Chegou aos gabinetes mais importantes do Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, a informação de que foi maior do que se sabia o volume de dinheiro depositado por Fabrício Queiroz, ex-assessor do então deputado estadual Flávio Bolsonaro, na conta de Michelle, a mulher do presidente Jair Bolsonaro e, há mais de um ano, primeira-dama do Brasil.

À época da descoberta do fato pelo Ministério Público do Rio, Bolsonaro disse que o dinheiro totalizou R$ 40 mil. Segundo ele, tratou-se de dinheiro que havia emprestado a Queiroz e devolvido em 10 suaves prestações mensais. Não explicou por que Queiroz precisara do empréstimo se tinha movimentado em sua própria conta mais de R$ 1 milhão só no ano passado.

Investiga daqui, investiga dali, descobriu-se que Queiroz depositou na conta de Michelle pelo menos R$ 60 mil. Talvez um pouco mais. O sigilo bancário da mulher de Bolsonaro não foi quebrado, mas a Constituição não impede que seja. Quebrado foi o de Queiroz, de Flávio e o de mais 93 pessoas, a maioria ex-funcionária do gabinete de Flávio que devolvia parte dos seus salários.

ENTIDADES RECEBEM MAIS DE R$ 60 MIL DA CÂMARA

A notícia é do Jornal de Jales:

A Prefeitura de Jales repassou para entidades assistenciais do município R$ 61.895,00 devolvidos pelo Legislativo como saldo de caixa do ano que termina, o que representa cerca de R$ 15 mil para cada uma. O dinheiro foi repassado durante reunião na manhã do dia 30 de dezembro, segunda-feira, no gabinete do prefeito Flávio Prandi Franco (DEM).

O presidente da Câmara, Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho, destacou que esse foi um compromisso assumido pelos vereadores com as entidades, durante uma das sessões quando representantes das mesmas manifestaram preocupação com a situação financeira precária que estavam enfrentando.

Solicitar ao prefeito que repassasse esses recursos para as entidades, segundo Tiquinho, foi uma forma de procurar amenizar um pouco a situação das mesmas neste início de ano, enquanto aguardam alguma solução para poderem continuar prestando seus serviços.

Os vereadores também assumiram o compromisso de solicitar ao prefeito Flávio Prandi Franco que repasse para as entidades o saldo de caixa de 2020 que deverá ficar em torno de R$ 300 mil a R$ 350 mil.

O restante dos recursos deste ano, de R$ 267 mil será utilizado na reforma da Câmara, como afirmou Tiquinho.

FROTA DIZ QUE BOLSONARO DESISTIU DE ABRIR ‘CAIXA-PRETA’ DO BNDES AO VER VÉIO DA HAVAN NA LISTA

A notícia abaixo não diz, mas o Véio da Havan ajuizou uma ação de indenização contra um jornal gaúcho que foi o primeiro a publicar a informação sobre os empréstimos, mas perdeu na primeira e na segunda instâncias.

Ao negar a apelação, o desembargador-relator concluiu que jornal não cometeu erros nem se excedeu no direito de informar ao publicar reportagem vinculando a expansão da rede de lojas Havan à concessão de empréstimos públicos e à sonegação de impostos. Deu no Conversa Afiada:

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-aliado e hoje desafeto do clã Bolsonaro, disse nesta quinta-feira 2/I que Jair Bolsonaro desistiu de “abrir a caixa preta do BNDES” ao deparar com o nome de Luciano Hang, dono das lojas Havan e militante bolsonarista.

Horas antes, Frota compartilhou no Twitter uma reportagem da Carta Campinas com o título “Hang, apoiador de Bolsonaro, pegou 50 empréstimos do BNDES durante os governo do PT”. Frota escreveu que “Hang, apoiador de Bolsonaro, pegou 50 empréstimos do BNDES durante os governo do PT – abriu 100 lojas. Mas os empréstimos eram para máquinas não para lojas. Finame é o tipo de empréstimo feito mas teve sua finalidade alterada”, tuitou.

A reportagem em questão foi publicada em julho de 2019 e diz que “os empréstimos resultaram na abertura de quase 100 lojas em 13 estados do Brasil. No total, os empréstimos, com prazos de pagamento entre 60 meses (cinco anos) e 48 meses (quatro anos), totalizaram R$ 20,6 milhões.

A reportagem ainda diz que os empréstimos fraudaram a modalidade. A planilha do BNDES mostra que a maioria dos contratos firmados pela Havan Lojas de Departamentos Ltda junto ao BNDES foi na modalidade Finame, que se destina à aquisição de máquinas e equipamentos nacionais para financiar produção industrial.

CALADO SOBRE ‘PORTA DOS FUNDOS’, BOLSONARO SE SOLIDARIZA COM HAVAN

Deu no Brasil 247:

Sem dizer uma palavra sobre o ataque terrorista cometido contra a produtora do grupo de humor Porta dos Fundos, Jair Bolsonaro prestou solidariedade ao empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, nesta quarta-feira 1. O suspeito de realizar o ataque ao Porta dos Fundos é filiado ao PSL, partido que elegeu Bolsonaro à presidência.

“Ao empreendedor Luciano Hang, a nossa solidariedade”, postou Bolsonaro em sua página no Facebook, vestindo uma camisa do Cascaval, time paranaense patrocinado pela empresa.

A homenagem foi feita um dia após um incêndio destruir uma estátua em frente à unidade da Havan em São Carlos, interior paulista. Luciano Hang se disse vítima de terrorismo e afirmou que “esse pessoal do Lula livre não quer que as pessoas falem a verdade”, em referência ao processo movido pelo ex-presidente por conta das faixas ofensivas patrocinadas pelo empresário.

EM CURITIBA, CINCO PESSOAS TEM MÃO AMPUTADA APÓS ACIDENTES COM FOGOS DE ARTIFÍCIO

A notícia é do UOL:

Vinte pessoas ficaram feridas ao manusear fogos de artifício durante essa madrugada na região metropolitana de Curitiba. Dessas, cinco tiveram a mão inteira ou parte dela amputada. As vítimas, com idades entre 10 e 32 anos, foram encaminhadas ao Hospital Mackenzie e não tiveram suas identidades divulgadas.

“Às vezes o foguete falha e a pessoa fica em cima para ver o que aconteceu, então ele explode com um tempo um pouco maior, sem a pessoa estar esperando. Teve uma vítima que chegou aqui já sem mão e teve um menino que perdeu a visão porque ele foi olhar para ver o que tinha acontecido com o foguete, que depois explodiu e acertou um olho dele”, disse Eduardo Anatuzzi, assessor de imprensa do hospital.

De acordo com a assessoria do hospital, as cinco vítimas em estado mais grave permanecem internadas para realização de procedimento cirúrgico, sem previsão de alta. As outras quinze receberam atendimento imediato e já foram liberadas.

No mesmo período do ano passado, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie registrou 28 acidentes provocados por fogos de artifício.

SANTA FÉ DO SUL: HOMEM É PRESO APÓS SER FLAGRADO COM 30 KG DE MACONHA DENTRO DE CASA

A notícia é do G1:

Um homem foi preso na manhã de terça-feira (31) após a polícia encontrar 30 kg de maconha na casa onde mora, na região central de Santa Fé do Sul (SP).

Segundo informações da Polícia Militar, a corporação foi chamada até a casa do homem após denúncia de maus-tratos de animais. Quando os policias chegaram ao local, sentiram forte cheiro de maconha vindo de um dos quartos.

Ainda segundo a corporação, a equipe conseguiu ver pela janela os tijolos de maconha escondidos. No local havia 30 kg da droga.

Os policiais não encontraram nenhum indício de maus-tratos aos animais. O homem foi preso por tráfico de drogas e levado para a delegacia da cidade.

 

EMPRESÁRIO FILIADO AO PSL É PROCURADO POR ATENTADO AO ‘PORTA DOS FUNDOS’

Deu na RBA:

Filiado ao Partido Social Liberal (PSL), o empresário e militante de extrema direita Eduardo Fauzi Richard Cerquise está sendo procurado pela polícia do Rio de Janeiro. Considerado foragido, ele é suspeito de ser um dos cinco participantes do atentado a bomba de fabricação caseira à sede da produtora do Porta dos Fundos, no último dia 24.

Segundo a revista Exame,  Fauzi tem mais de 15 registros criminais, dos quais 12 como autor. São ocorrências como acusações de lesão corporação, ameaça, coação no curso do processo, agressão configurada na Lei Maria da Penha, desacato e exercício ilegal da profissão.

Presidente da Frente Integralista Brasileira (FIB) no Rio de Janeiro, o suspeito escapou de operação policial realizada na manhã de hoje (31) na Barra da Tijuca e endereços na zona norte e no centro, na qual foram apreendidos R$ 199 mil, computador, uma falsa arma de fogo e munições. Ele foi identificado por câmeras de segurança.

Em 2015 foi preso por agredir o secretário de Ordem Pública do Rio Alex Costa, após operação de fechamento de estacionamento irregular na região central.

1 443 444 445 446 447 1.806