APOSENTADO DESDE OS 33 ANOS, BOLSONARO REDUZ “PRIVILÉGIOS” DE IDOSOS POBRES
Desde os 33 anos, o Bozo recebe uma aposentadoria que, em valores de hoje, está entre R$ 9 mil e R$ 12 mil mensais. É esse o sujeito que está reduzindo a aposentadoria dos idosos pobres de R$ 998,00 para R$ 400,00.
Do jornalista Luís Felipe Miguel, no Facebook:
Nos seus tempos de militar, Bolsonaro dedicava-se a vender bolsas fabricadas com lona de paraquedas furtada do Exército. Em seguida, foi o mentor de um plano terrorista para explodir quartéis em protesto contra baixos salários. Considerado indisciplinado e com baixa capacidade intelectual, acabou expulso – mas na forma de uma aposentadoria compulsória, quando ele tinha 33 anos de idade.
É esse aposentado precoce que declara guerra à classe trabalhadora com seu projeto de destruição dos direitos previdenciários. E é esse militar de fancaria que namora a ideia de iniciar outra guerra, essa contra a Venezuela, em defesa dos interesses de uma potência estrangeira, os Estados Unidos, rompendo a tradição de ausência de conflito armado com os vizinhos que o Brasil mantém desde o século XIX.
CHARGE
JORNAL DE JALES: COLEGAS NÃO ACREDITAM QUE SERVIDOR AFASTADO TENHA COMETIDO ALGUM ATO DESONESTO NO CASO DOS SEGUROS
Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, que está destacando o desempenho da estudante jalesense Milena de Paula Farinelli de Lima, de 19 anos, na prova de redação do Enem. Segundo o jornal, ela tirou nota 980 na redação e vem conseguindo boas notas também nas outras disciplinas. Milena diz que estuda cerca de 11 horas por dia para melhorar ainda mais suas notas, até conseguir um vaga em um curso de Medicina, de preferência em uma faculdade pública. Ela ressaltou que, para conseguir boas notas, é preciso foco, esforço, determinação, hábito de estudo e leitura diária.
Destaque, igualmente, para outro jalesense – Luís Gustavo Moreti de Souza – que vem fazendo pesquisas para tentar descobrir novas bactérias que irão substituir o uso de adubo na produção de soja. O desafio de Gustavo faz parte da tese de doutorado que ele está fazendo na Unesp de Botucatu e que deverá ser concluída no Netherlands Institute of Ecology, na Holanda. Por enquanto, o uso de bactérias é voltado para a soja, mas Gustavo espera que logo chegue a outras culturas de produção em grande escala. Ele espera que, no futuro, atinja também as pequenas áreas como as de uva e hortaliças, substituindo os adubos e os agrotóxicos.
A blitz realizada por técnicos do CREA-SP, que constatou a existência de poucas irregularidades em Jales e região; a chegada a Jales do aplicativo de mobilidade urbana Toindo, que já virou febre entre estudantes de Fernandópolis, Votuporanga e Frutal; o Festival de Música Sertaneja promovido no JACB, que foi vencido por uma dupla de Jaú; o curso sobre metodologia de desenvolvimento de software, realizado pela Fatec-Jales; e a mudança do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que funcionava na Rua Seis e agora funciona no prédio do Ganha Tempo, são outros assuntos do JJ deste domingo.
Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior está informando que pelo menos três assessores do primeiro escalão da Prefeitura fizeram visita de cortesia ao servidor N.G.J., afastado temporariamente de suas funções por conta da operação “Farra no Tesouro 2”. Segundo o colunista, diversos colegas de trabalho já foram levar palavras de conforto e solidariedade a N., que está bastante abalado. Deonel ressaltou que os colegas duvidam que o rapaz tenha obtido alguma vantagem ilícita com o caso dos seguros, pois trata-se de pessoa correta, que leva vida modestíssima, não apresenta sinais exteriores de prosperidade e, para sobreviver, conta com a ajuda da esposa, que também trabalha.
FRASE
“Calígula no auge de sua loucura colocou seu cavalo no senado. O brasileiro no auge de sua loucura colocou um ‘burro’ na presidência.”
(De um comentarista anônimo, no canal do filósofo Paulo Ghiraldelli, no Youtube)
OS MUTANTES – “CAMINHANTE NOTURNO”
Nesse domingo, 24 de fevereiro, estará fazendo 50 anos do lançamento do segundo disco da banda Os Mutantes, chamado simplesmente “Mutantes“. Não é um disco qualquer. Em 2007, a revista Rolling Stone divulgou uma lista com os 100 melhores discos de música brasileira. “Mutantes” ocupava a 44ª posição.
Formado inicialmente como um trio, com Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Batista, conhecido como “Os Bruxos”, a banda ganhou mais dois integrantes – o baixista Liminha e o baterista Dinho Leme – e um novo nome em 1966, antes de estrearem na TV Record, no programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von. Foi o próprio Ronnie quem os batizou como Os Mutantes.
Conhecidos como uma banda de rock psicodélico, Os Mutantes foram influenciados por The Beatles, The Beach Boys e por Jimmy Hendrix e Caetano Veloso. Caetano, por sinal, compôs “Panis et Circenses” especialmente para eles. Na época dos festivais, a banda cantou com Jair Rodrigues (“Disparada”), Gilberto Gil (“Domingo no Parque”) e Caetano Veloso (“É Proibido Proibir”).
Gravaram nove discos antes de a banda ser dissolvida, em 1978. Dois desses discos só foram lançados, no entanto, na década de 90, em função de brigas por direitos autorais. Em 2006, a banda se juntou novamente para alguns shows, mas apenas com Sérgio Dias e Arnaldo Batista da formação inicial. Rita Lee não quis voltar a cantar com os antigos companheiros e foi substituída por Zélia Duncan.
No vídeo, Os Mutantes – com Zélia – cantam “Caminhante Noturno“, o maior sucesso do disco que está completando cinquenta anos.
A TRIBUNA: EMPRESA QUE FORNECEU LEITE PARA IDOSOS ESTÁ COBRANDO PREFEITURA DE JALES NA JUSTIÇA
No jornal A Tribuna deste final de semana, a principal manchete destaca o desempenho do Ensino Médio da região no Idesp, que colocou a Diretoria de Ensino de Jales entre as três melhores diretorias do Estado. O índice tem como base o Saresp 2018, que foi aplicado em novembro do ano passado. Segundo a dirigente regional de ensino, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, as 33 escolas distribuídas nos 25 municípios da Diretoria de Ensino de Jales bateram todas as metas no Ensino Fundamental e Médio e caminha para bater as metas estipuladas para 2030. “A Diretoria de Ensino de Jales mais uma vez desponta no cenário educacional na região noroeste. Estamos bem posicionados em nível estadual”, afirmou a dirigente.
Destaque para mais uma ação de cobrança levada à Justiça contra a Prefeitura de Jales. Desta vez, é a empresa Nivaldo Martins, de Castilho, que forneceu leite pasteurizado para a Secretaria Municipal de Assistência Social durante o ano de 2017, quem está recorrendo ao Judiciário para cobrar uma dívida de R$ 44,3 mil. Os procuradores jurídicos da Prefeitura já entraram com dois recursos – um na Justiça local e outro no TJ-SP – argumentando não haver comprovação da entrega dos produtos, mas perdeu nas duas instâncias. A empresa apresentou, como prova, um ofício assinado por uma servidora municipal, onde ela atesta o recebimento de 12.060 litros de leite.
O acordo homologado pela Justiça Federal de Jales, que põe fim a 185 ações civis públicas ajuizadas pelo MPF contra edificações e ocupações irregulares no entorno da hidrelétrica de Água Vermelha; a decisão do Colégio Recursal de Jales, que negou ao ex-vereador Luís Rosalino o direito de receber férias e décimo-terceiro; as medidas preventivas da Secretaria Municipal para combater o mosquito da dengue; o acervo da Biblioteca Municipal, que já conta com mais de 30.000 livros; e as conclusões do presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado sobre as instalações do Instituto de Criminalística de Jales, são outros assuntos de A Tribuna.
Na coluna Enfoque, escrita por este aprendiz de blogueiro, destaque para as reclamações de algumas entidades locais sobre novos atrasos no repasse da ajuda financeira da Prefeitura. No ano passado, também houve atraso, que só foi regularizado depois de protestos das entidades. Na página de opinião, o doutor Valmor Bolan escreve sobre o aumento da violência no interior de São Paulo. No caderno social, destaque para a coluna do Douglas Zílio e para a inauguração do Espaço Vip, um local especializado em bronzeamento natural.
FUNDO SOCIAL ENTREGA UNIFORMES ESCOLARES PRODUZIDOS PELO PROJETO ‘COSTURANDO O FUTURO’
A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:
Aconteceu na tarde da quinta-feira, dia 21 de fevereiro, a entrega de peças de uniformes escolares produzidos pelo projeto Costurando o Futuro na sede do Fundo Social de Solidariedade de Jales (FSS). Participaram do ato de entrega o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, a primeira-dama e presidente do FSS, Glauciane Pontes Helena Franco, a secretária de Educação Lourdes Marcondes Resende e servidoras da pasta.
Foram produzidos pelas costureiras inscritas no projeto kits com que serão doadas para alunos matriculados na rede municipal de ensino. É importante ressaltar que não se trata de peças que serão entregues a todos os alunos da rede municipal, são uniformes complementares destinados aos alunos mais carentes da rede.
“Estamos no processo de licitação para a compra de uniformes escolares que serão entregues no segundo semestre a todos os alunos da rede municipal de ensino, incluindo os de EMEIS e do ensino fundamental”, lembrou a secretária de Educação.
Através do projeto Costurando o Futuro, os alunos têm aulas gratuitas avançadas de corte e costura industrial. O curso é viabilizado por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Jales e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).
As costureiras que participaram do projeto receberam um auxílio deslocamento e uma bolsa auxílio no valor aproximado de R$330,00 por mês. Os insumos e bolsa auxílio às participantes são custeados pelo FUSSESP. Em contrapartida, o município oferece a estrutura física e condições adequadas ao processo de produção dos uniformes.
A presidente do FSS, Glauciane Franco, destacou a importância do curso. “O projeto costurando o futuro foi uma experiência muito positiva e de sucesso para o Fundo Social e para a nossa cidade. Vejo que as participantes, que são pessoas que tiveram a oportunidade de aprender, corresponderam com nossas expectativas e mostraram excelentes resultados.
EM AUDIÊNCIA NO DER, ITAMAR BORGES PEDE RECAPE DA VICINAL JALES-DIRCE REIS
Da assessoria de imprensa do deputado Itamar Borges:
Na quarta-feira, 20 de fevereiro, o deputado estadual Itamar Borges esteve no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para uma audiência com o superintendente Paulo Cesar Tagliavin.
Durante o encontro, o deputado destacou a importância do Programa Pró-Vicinais, uma iniciativa do Governo do Estado que pode ser retomada. “Durante a visita do governador João Doria à Alesp, sugeri que seja retomado o Programa Pró-Vicinais para a recuperação de importantes vias. Esperamos que o projeto volte”, disse Itamar.
“As obras de infraestrutura levarão mais segurança e conforto para a população. As vicinais estão com inúmeros buracos, que comprometem cada vez mais a plena utilização da via e os constantes reparos já não são suficientes para resolver o problema”, explicou o deputado Itamar Borges.
Entre as demandas da região, parlamentar reiterou os pedidos de recapeamento da vicinal que liga o município de Palmeira D’Oeste à Rodovia Euphy Jalles, no sentido à cidade de Marinópolis, e a realização de obras de recapeamento, em caráter de urgência, da Vicinal Raphael Cavalin/Vitório Prandi, trecho que liga Dirce Reis a Jales, uma antiga reivindicação do deputado Itamar e do prefeito Flá, que já havia sido autorizada e não teve andamento. O deputado pediu para que se busque uma solução, pois a via está intransitável.
O superintendente Paulo Cesar entendeu a importância do pleito e o DER fará os estudos necessários para avaliar as possibilidades para que as obras sejam realizadas. Ele explicou que o DER está fazendo um levantamento das demandas mais urgentes.




