SERTÃOZINHO: TETO AFUNDA EM NOVA CÂMARA QUE CUSTOU R$ 13 MILHÕES

Deu no portal MSN:

Com menos de quatro meses de uso, o novo prédio da Câmara de Vereadores de Sertãozinho, interior de São Paulo, está parcialmente interditado por risco de desabamento.

O teto do plenário principal afundou 20 centímetros e a estrutura apresenta rachaduras. A obra levou 11 anos para ficar pronta e, ante uma previsão inicial de R$ 1,8 milhão, acabou custando R$ 13 milhões aos cobres públicos – quase 700% a mais. Com a falência da construtora, o Legislativo ainda não sabe quem vai arcar com o prejuízo. O caso será levado ao Ministério Público Estadual.

O prédio, de 3 mil m², foi construído para acomodar os 17 vereadores e seus gabinetes. O presidente da Câmara, Lúcio Martins de Freitas (PR), disse que, do início da obra até a entrega, houve paralisações e adequações no projeto arquitetônico. Os problemas teriam se agravado depois das chuvas intensas que atingiram a cidade nos últimos dias. “Esse combinado acabou contribuindo para o problema do telhado do plenário e, diante dessa situação, transferi os trabalhos das últimas sessões para o Teatro Municipal, já que esse espaço tem capacidade para 400 pessoas”, disse.

Freitas contou que está se reunindo com engenheiros, advogados e servidores municipais para encontrar uma solução. As sessões de rotina serão realizadas, a partir da próxima semana, no ‘plenarinho’, o segundo plenário existente no prédio, com capacidade para 50 pessoas. A Câmara formou uma comissão para investigar as causas dos problemas no edifício. De acordo com o vereador Dino Merlim (PSDB), que preside a apuração, uma inspeção prévia indicou que o material usado no teto não condiz com o definido no contrato de obras.

O laudo de uma perícia deve indicar as condições da estrutura e as obras de reparo, bem como os custos das intervenções. “Quanto à responsabilização dos culpados, todas as medidas cabíveis, entre elas sindicâncias, estão sendo analisadas pela comissão. Uma vez comprovada a culpa, os responsáveis serão punidos”, informou Freitas. A diretoria da Amigos Associados de Sertãozinho (Amasert), entidade civil, aguarda o retorno de informações solicitadas à Câmara para enviar pedido de investigação ao Ministério Público Estadual.

JOICE HASSELMANN ATACA PROFESSORES BRASILEIROS

É provável que, entre os 1.199 jalesenses que votaram nessa senhora, tenhamos alguns professores. Deu no Brasil 247:

Em discurso no plenário da Câmara, a deputada federal Joice Hasselmann, eleita pelo PSL de São Paulo na onda dos votos entregues a Jair Bolsonaro, disse ser contra mais investimentos na educação e culpou os professores. “Para quê? Não adianta nada! Nossos professores hoje lamentavelmente não sabem ensinar”, disse.

Para ela, colocar mais dinheiro na educação é como encher uma mangueira cheia de furos. A deputada também disse que os professores no Brasil estão cumprindo o papel de “desformar” as nossas crianças, que crescem sem conseguir entender as disciplinas. Assista:

 

MULHER É FLAGRADA FURTANDO MERCADO EM JALES

Teria saído bem mais barato passar pelo caixa e pagar a compra. Deu no portal A Voz das Cidades, do Betto Mariano:

Na noite de quinta-feira (21) os policiais militares receberam uma solicitação via fone 190 emergência informando um furto no mercado Sakashita da Rua Oito.

No local, o responsável pelo mercado (vítima) informou aos policiais que havia surpreendido uma mulher saindo do mercado com vários produtos sem pagar.

A mulher foi encaminhada à Central de Polícia e foi autuada em flagrante pelo crime de furto, mas pagou a fiança de R$1.500,00 e foi liberada para responder pelo crime em liberdade.

 

DURANTE CAMPANHA, BOLSONARO DIZIA QUE APOSENTADORIA AOS 65 ANOS ERA ‘FALTA DE HUMANIDADE”

Deu no Brasil 247:

A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro estabelece idade mínima de 65 anos para os trabalhadores homens. Durante a campanha eleitoral, em 2018, Bolsonaro chegou a dizer que a idade mínima de 65 era “falta de humanidade”.

Na época, o então candidato à presidência disse ainda que o desequilíbrio das contas públicas não tinha qualquer relação com a Previdência – discurso usado atualmente para aprovar o projeto – e que jamais atuaria para levar “miséria” aos aposentados por exigência do mercado financeiro.

Quando deputado federal, Bolsonaro votou contra as tentativas de mudar o sistema de aposentadorias pelos governos dos ex-presidentes Lula e FHC. Nesta quarta-feira, ao entregar a proposta ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, Bolsonaro disse que errou ao ter se posicionado contra a reforma da Previdência no passado.

EX-VEREADOR EM JALES, DEPUTADO ONEVAN DE MATOS É CRITICADO POR VIAGEM A ISRAEL

Parece que a imprensa sulmatogrossense anda de olho no tio do Juliano Matos e cunhado mais famoso do Orlando Veneno. Deu no portal Campo Grande News:

Vestido com camiseta de turista e em meio a um grupo animado com a viagem prestes a começar, o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) embarcou hoje, por volta das 15h, para excursão à Terra Santa, com direito a peregrinação por Jerusalém, Mar Morto e Nazaré. O passeio deve durar 9 dias, o que significa ausência na Assembleia Legislativa nas próximas 4 sessões plenárias.

Na tarde desta quarta-feira (20), ele saiu do Aeroporto Internacional de Campo Grande com grupo de 52 fiéis da Paróquia São José, rumo a Israel, ao lado, inclusive, do padre Antônio Ribeiro Leandro. A viagem foi organizada por uma empresa especializada em peregrinações religiosas e não tem relação com o trabalho parlamentar, embora ocorra em meio ao expediente regular.

A Assembleia terá sessão amanhã, na terça, quarta e quinta-feira da próxima semana. Depois chega o Carnaval, com mais feriadão na agenda de Onevan.

Contatado por telefone o deputado disse que não estava conseguindo etender as perguntas e em seguida desligou o celular. A assessoria do deputado estadual informou não ter informação sobre qualquer viagem de Onevan, ao exterior ou mesmo para fora de Mato Grosso do Sul. Na manhã desta quarta, o deputado trabalhou normalmente na Assembleia, inclusive, exibindo fotos de reuniões com lideranças do interior em seu gabinete.

Procurada, a assessoria do Legislativo não confirmou se Onevan apresentou pedido de afastamento à Mesa Diretora ou se terá desconto dos dias ausentes no salário de quase R$ 30 mil.

Onevan é um dos deputados mais longevos da Assembleia Legislativa. Natural de Frutal (MG), foi vereador de Jales (SP) por dois mandatos. Em Mato Grosso do Sul desde 1975, elegeu-se deputado estadual constituinte três anos depois, reelegendo-se em 1983 e 1987 –no ano seguinte, elegeu-se prefeito de Naviraí e renunciou ao cargo parlamentar.

Voltou à Assembleia em 1998 pela quarta vez e, desde então, renovou seus mandatos. Em 2018, com 30,1 mil votos, foi o quinto deputado estadual mais votado.

PARA ESPECIALISTAS, REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO TEM PREOCUPAÇÃO SOCIAL

Deu no portal MSN:

Especialistas em direito previdenciário afirmam que a proposta da reforma da Previdência, entregue pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, 20, tem cunho apenas econômico, sem preocupação social. “Ela foi feita puramente por economistas, foi focada no critério econômico”, analisa a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante.

O advogado especialista em direito previdenciário Erick Magalhães ressalta o ponto de Adriane e afirma que “a reforma da previdência proposta pelo Governo certamente agradou ao mercado financeiro, já que atende aos anseios econômicos” mas não é socialmente justa porque se distancia de uma realidade alcançável.

Para Magalhães, o Governo Federal não encontrou um “ponto de equilíbrio” no texto entre a expectativa de vida, o tempo de desemprego e as condições econômicas de um país subdesenvolvido e “apenas uma minoria elitizada continuará a conseguir a aposentadoria”.

Além disso, ele analisa que o texto acentuará as desigualdades sociais “já que muitas pessoas de classes econômicas de baixa renda dificilmente conseguirão cumprir com os requisitos”. Adriane, presidente do IBDP afirma que a proposta é mais dura do que a apresentada pelo governo Temer e “pega” todo mundo, “até quem está próximo da aposentadoria”.

O especialista em Direito Previdenciário João Badari afirma, também, que a proposta é mais rígida do que a anterior e aponta os problemas sociais nela. “A proposta do governo é um retrocesso social (…) Caso seja aprovada a fixação da idade mínima em 65 anos para homens e 62 para mulheres, o trabalhador terá que contribuir por cerca de 50, 40 anos até conseguir atingir o direito de se aposentar”, avalia e alega que os mais pobres serão os mais prejudicados.

Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em nota oficial divulgada pela assessoria, posicionou-se favorável à proposta e afirmou que “o aumento da expectativa de vida da população brasileira e a queda na taxa de natalidade, aliada ao crescente déficit na conta da previdência, tornam a reforma necessária e urgente para garantir a sustentabilidade do sistema para os futuros aposentados”.

Para a entidade, adiar a reforma “é um retrocesso para a economia brasileira, empurrando o problema para frente, uma vez que, com o envelhecimento da população brasileira, as aposentadorias futuras poderão ficar comprometidas”.

MULHER DE JALES ENFRENTA CÂNCER USANDO FANTASIAS

A notícia, em vídeo, pode ser vista no site do SBT Interior:

A história de Márcia Gomes Constatino, de 39 anos, que mora em Jales (SP) é uma verdadeira lição de vida.

A alagoana descobriu que tem câncer de mama após a gestação da terceira filha. Ela percebeu que havia um ‘caroço estranho’ nos seios e imediatamente procurou um especialista, que, a princípio, não diagnosticou a doença.

Ainda grávida, Márcia procurou alguns médicos para mostrar o caroço que havia aparecido no seio direito, mas foi informada que era normal.

“Durante a gravidez, eu notei que havia um caroço na minha mama direita, então eu conversei com a médica que fazia meu pré-natal e ela disse que era normal. Depois, eu fui em outro médico, e ele por mais incrível que pareça falou a mesma coisa, mas eu já havia ganhando a neném e não sumia”, conta.

Por meio de uma ultrassonografia, o médico que estava fazendo o procedimento notou que o caroço estava muito grande, e a encaminhou para o Hospital de Amor da cidade. Lá, o câncer foi diagnosticado e o tratamento começou.

Agora, para encarar o cansaço do tratamento com mais alegria, a cada 15 dias ela passa por sessões de quimioterapia de uma forma diferente. Márcia usa fantasias em cada dia do tratamento.

De Chapeuzinho Vermelho à Minnie Mouse ou Mulher Maravilha, Márcia busca forças para vencer a doença.

“Eu me fantasio por ser cansativo, né. Passar o dia no hospital, fazer exames antes da quimioterapia, depois tomar soro… Aí eu pedi para minha mãe fazer uma saia colorida, diferente, para que eu pudesse levar alegria ao hospital”, conta.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA CHEGA AO CONGRESSO

O resumo é do portal UOL:

A reforma da Previdência, ou a “Nova Previdência“, como prefere o governo, finalmente deu as caras. O presidente Jair Bolsonaro entregou hoje seu projeto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

A definição das comissões que analisarão a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) deve acontecer na próxima terça-feira (26) e elas serão instaladas após o Carnaval.

Os principais pontos da reforma são: 

O projeto que modifica a aposentadoria dos militares deverá chegar ao Congresso em 30 dias. “Eles [os militares] não poderiam entrar na PEC. Isso é uma condição da própria legislação do país”, disse o secretário de Previdência, Rogério Marinho.

A proposta de reforma da Previdência prevê um gatilho para que a idade mínima seja elevada automaticamente de acordo com a alta da expectativa de vida da população. 

PARTIDO PRESIDIDO POR JALESENSE TERIA RECEBIDO R$ 3 MILHÕES PARA NÃO DEIXAR GENERAL HELENO SER VICE DE BOLSONARO

O esquisito “Portal de Prefeitura” veiculou, na sexta-feira passada, 15, uma notícia que foi repercutida por outro portal de direita – o “Conexão Política”, que costuma abrir espaços para luminares como Olavo de Carvalho e Alexandre Garcia – onde se diz que o Partido Republicano Progressista (PRP), teria recebido R$ 1,5 milhão para não indicar um candidato ao governo do estado de Pernambuco.

A denúncia teria sido feita por um tal Coronel Meira, que seria o candidato a governador pelo PRP mas foi devidamente rifado. Mas não é só.

A denúncia do Coronel Meira diz, também, que o PRP teria recebido outros R$ 3 milhões para não aprovar a candidatura do general Augusto Heleno, filiado ao partido, como vice de Jair Bolsonaro. O general Heleno, para quem não se lembra, foi cogitado para a vaga de vice do Bozo, pelo PRP, antes de se optar pelo general Mourão, do PRTB.

O Partido Republicano Progressista – que não tem nada de republicano, nem de progressista – foi fundado pelo falecido ex-vereador de Jales, Dirceu Gonçalves Resende, e tem como presidente, desde sempre, o filho de Dirceu, Ovasco Roma Altimari Resende.

Ovasco já esteve metido em episódios nebulosos. Em 2006, por exemplo, ele foi personagem do Jornal Nacional, acusado de tentar extorquir a rica empresária Ana Maria Rangel, àquela altura candidata à presidência pelo PRP.

Em conversas gravadas e divulgadas pelo noticioso da Rede Globo, Ovasco aparece pedindo R$ 14 milhões para financiar a campanha, dos quais R$ 3 milhões deveriam ser pagos à sigla, como sinal, e 800 mil em dinheiro, depositados diretamente em sua conta.

Em 2017, o PRP apareceu na delação premiada da JBS, juntamente com outros 27 partidos – ou seja, quase todos –  acusado de se locupletar com as generosas verbas distribuídas pelos irmãos Batista.

Em junho de 2018, Ovasco voltou ao noticiário como o dono do maior salário – R$ 27,5 mil – entre os presidentes de partidos no país. Ninguém teria nada com isso se o salário de Ovasco fosse pago com o dinheiro dos filiados do PRP, mas não é bem assim: os partidos, como se sabe, recebem dinheiro público através do fundo partidário.

EM CINCO DIAS, SAÚDE VISTORIA 5.800 IMÓVEIS COM OBJETIVO DE COMBATER O AEDES AEGYPTI

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Vistorias a imóveis e palestras educativas estão entre as atividades que fizeram parte da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, realizada de 11 a 15 de fevereiro em Jales. O objetivo foi alertar a população sobre o risco oferecido pelo mosquito, assim como a importância da participação popular na prevenção.

Agentes de combate a endemias e agentes comunitários vistoriaram 5.793 imóveis conscientizando os moradores para evitar água parada e identificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, além da febre amarela urbana.

As ações, este ano, foram concentradas principalmente na área central do município, onde geralmente ocorrem as “subnotificações”, que são casos desconhecidos de dengue que não são notificados na Vigilância Epidemiológica devido à pessoa infectada procurar tratamento particular. O mutirão abrangeu áreas de maior incidência de casos: Jardim Paraíso, São Judas Tadeu, Jardim América, Jardim Trianon, Vila União, Jardim Nova Vida, Jardim Micena, Vila Inês, Jardim Europa, Jardim, São Jorge, Vila Talma, Jardim Eldorado, Jardim São Francisco, Jardim Oiti e adjacentes.

A mobilização se estendeu pela rede municipal de ensino com a participação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) orientando alunos e professores sobre formas de prevenção para promoção de um ambiente seguro e saudável, livre das doenças transmitidas pelo mosquito, por meio de uma palestra educativa ministrada pelo orientador Idair Lopes.

A coordenadora da equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal, Vanessa Luzia da Silva, explicou que “em virtude do período das chuvas, aumenta a probabilidade de se encontrar água parada e, consequentemente, a infestação do mosquito. Desta forma, todos temos como ajudar, basta colaborar com a limpeza de seus imóveis e não deixar qualquer objeto que possa acumular água. A dengue pode matar e a luta contra essa doença é um compromisso de todos”.

1 553 554 555 556 557 1.806