BETO ESTÁ EM LIBERDADE MAS TERÁ QUE PAGAR FIANÇA DE R$ 100 MIL. E, POR ENQUANTO, NÃO PODERÁ VISITAR ÉRICA

O comerciante Roberto Santos Oliveira, da Betto Calçados, foi colocado em liberdade ontem à noite, conforme o advogado Luiz Fernando de Paula, responsável pela defesa. O advogado confirmou que ele próprio foi buscar Betto no presídio de Riolândia.

Luiz Fernando confirmou, também, que seu cliente terá o prazo de 10 dias para pagar a fiança de R$ 100 mil, uma das medidas cautelares determinadas pelo ministro Gilmar Mendes. Nesse período, a defesa tentará convencer Gilmar Mendes a revogar a fiança arbitrada – ou, na pior das hipóteses, reduzir o valor – sob o argumento de que os bens e as contas de Betto estão bloqueados.

Outras duas medidas cautelares impostas por Gilmar dizem que Betto não poderá frequentar os corredores da Prefeitura, nem visitar suas lojas, que estão lacradas, e tampouco manter contatos com os demais envolvidos.

Neste último caso, o ministro abriu uma exceção: Betto poderá manter contato com a esposa que, na verdade, é ex-esposa. Gilmar, aparentemente, não foi informado de que Betto e Érica se separaram poucos dias antes da deflagração da operação “Farra no Tesouro”.

O problema é que, apesar de Betto estar autorizado a manter contato com Érica, a ex-esposa, que cumpre prisão domiciliar, não está autorizada a receber a visita de Betto, ou de qualquer outro envolvido. Até onde se sabe, apenas a mãe, uma irmã (que não é a Simone) e um cunhado (que não é o Marlon) podem visitar Érica.

E tudo indica que vai continuar assim.

POLÍCIA INVESTIGA ESTUPRO DE ESTUDANTE NO CEARÁ POR SUPOSTA INTOLERÂNCIA POLÍTICA

A notícia não diz quem seria o candidato do estuprador, mas, considerando que os estudantes estão fazendo ato de “repúdio ao fascismo”, acho que é possível adivinhar. Deu no UOL:

Uma estudante universitária de 33 anos foi estuprada nesta quinta-feira, 25, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. A Polícia Civil do Ceará está investigando o caso, que corre em segredo de Justiça. O crime, que teria sido motivado por intolerância política, ocorreu no entorno da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição privada da capital cearense na qual a vítima está matriculada.

Nesta sexta-feira, 26, estudantes da Unifor fazem ato em “repúdio ao fascismo e ao abuso sexual”.

Em nota, a polícia informou que a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza é a instituição responsável pela investigação. “A mulher foi encaminhada para realização de exame de corpo de delito, na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e, em seguida, conduzida para uma unidade de saúde para ser medicada”, destaca a Polícia, em comunicado.

Organização formada pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE), Defensoria Pública da União do Ceará (DPU-CE), Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDH), o Observatório da Intolerância Política e Ideológica no Ceará também se manifestou. “Todos os procedimentos cabíveis (nas esferas legal e criminal) e medidas administrativas estão sendo adotados para identificação do autor, responsabilização e resguardo da integridade da estudante”.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB-CE também se posicionou. “É lamentável e repugnante o nível que se chega nessas eleições. É preocupante o empoderamento de grupos que repercutem o discurso de ódio. CDH presta total solidariedade à vítima e sua família e cobrará a apuração célere do caso”.

A Universidade de Fortaleza, em nota de esclarecimento, repudiou a violência e a intolerância. A instituição informa que “está apurando todos os fatos e tomará todas as medidas cabíveis quanto às situações desta natureza”.

FRASES

“Domingo eu voto pela democracia. Voto Haddad13. Não sou petista, mas quero liberdade para o meu país”

(Da cantora Gal Costa, em seu Twitter)

 

“Não queremos mais mentira e mais força bruta. Queremos Fernando e Manuela”

(Do compositor Chico Buarque, lembrando “Cálice” em discurso no Rio de Janeiro)

“Se Bolsonaro ganhar as eleições, teremos uma onda de medo e ódio no Brasil”

Do compositor Caetano Veloso, em artigo no “New York Times”)

CEI QUE INVESTIGA ‘FARRA NO TESOURO’ OUVE EX-SECRETÁRIOS DE FAZENDA

Rubens Chaparim foi secretário de Fazenda durante os oito anos de Parini e tinha Érica como uma de suas principais colaboradoras. Sirlene Pacheco assumiu a Secretaria de Fazenda em junho de 2014, depois que o MP obrigou Nice a demitir sua nora, Angélica Boleta.

Em pouco mais de dois, o governo Nice teve outros três secretários de Fazenda: Braz  Baratela, Morió Suzuki e Angélica. A funcionária de carreira Sirlene ficou no cargo até fevereiro de 2015. Antes de se tornar secretária, ela trabalhou diretamente com Érica, na Tesouraria.

A notícia é da assessoria de imprensa da Câmara Municipal:

Na manhã de terça-feira (23), a Comissão Especial de Inquérito (CEI) ouviu os ex-secretários municipais da Fazenda Rubens Chaparim e Sirlene Pacheco (à direita, na foto acima), testemunhas sobre os desvios de verbas públicas da Prefeitura de Jales. 

A CEI foi criada para apurar suspeitas de desvios de mais de R$ 5 milhões em recursos públicos da Prefeitura Municipal, descobertas após a deflagração da Operação Farra no Tesouro da Polícia Federal. A Comissão tem como membros o vereador Fábio Kazuto (PSB), presidente, Vanderley Vieira (PPS), vice-presidente e Bismark Kuwakino (PSDB), relator. 

A Comissão iniciou seus trabalhos no dia 23 de agosto e já ouviu outras onze testemunhas.

 A CEI vai se reunir na próxima terça-feira para dar prosseguimento aos trabalhos e deverá ouvir o atual secretário da Fazenda Nivael Brás Renesto e o ex-secretário de Planejamento José Magalhães Rocha.

A Comissão Especial de Inquérito terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

GILMAR MENDES CONCEDE LIBERDADE PROVISÓRIA A EX-MARIDO DE ÉRICA

A notícia está correndo desde ontem à noite. O ministro Gilmar Mendes, que havia negado pedido anterior da defesa do comerciante Roberto Santos Oliveira, o Betto Calçados, atendeu a um novo pedido do advogado Luiz Fernando de Paula – dessa vez através de um habeas corpus específico – e suspendeu a prisão preventiva decretada pela Justiça de Jales.

Dessa forma, Betto deverá estar livre nas próximas horas e poderá aguardar em liberdade o julgamento do rumoroso caso descoberto pela Operação “Farra do Tesouro”, da Polícia Federal. Ele era o único dos acusados que ainda estava  cumprindo prisão preventiva.

Antes disso, Gilmar Mendes já tinha colocado em liberdade o acusado Marlon Fernando Brandt, cunhado da ex-tesoureira Érica. De seu lado, o Tribunal de Justiça de São Paulo – em decisão do desembargador Diniz Fernando – já havia concedido habeas corpus às irmãs Érica e Simone Carpi, substituindo a prisão preventiva pela prisão domiciliar.

Desse modo, os maridos (ou ex, no caso de Betto) poderão circular livremente, enquanto as esposas (ou ex) somente poderão sair de suas residências ou receber visitas mediante autorização judicial.

O STF publicou, por enquanto, apenas um resumo da decisão de Gilmar Mendes que favoreceu Betto, de modo que não é possível, ainda, saber quais são as medidas cautelares que o acusado terá que cumprir. Abaixo, o resumo da decisão:

“(…) com base no art. 192 do RISTF, concedo a ordem para suspender a ordem de prisão preventiva decretada em desfavor do paciente, determinar sua imediata soltura, se por algum outro motivo não estiver preso, e substituí-la pelas seguintes medidas cautelares diversas da prisão, na forma do art. 319 do CPP (…) Comunique-se com urgência ao Juízo de origem, ao TJ/SP e ao STJ. Publique-se. Brasília, 24 de outubro de 2018.”

BRUNA MARQUEZINE DESABAFA SOBRE AMIGO QUE PERDEU MEMÓRIA APÓS SER ESPANCADO POR BOLSONARISTA

Deu no site Catraca Livre, do jornalista Gilberto Dimenstein:

Na noite da última terça-feira, 23, Bruna Marquezine participou do evento de lançamento do livro Expressões e História, de Claudia Saad, em São Paulo.

De acordo com informações do site TV Foco, a atriz falou sobre vários assuntos polêmicos com a imprensa, dentre eles, Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República. Questionada sobre a campanha #EleNão que circula nas redes sociais, Marquezine foi enfática: “Ele não! Ele Nunca! Esse homem (Bolsonaro) vibra no ódio”, comentou.

A global ainda fez questão de contar sobre o caso de um amigo que foi espancado por conta de motivações políticas. “Uma pessoa do nosso meio foi espancada na rua. Perdeu a memória, terá que operar o maxilar. Isso me desespera muito, não quero brigar com pessoas que amo”.

Marquezine ainda comentou sobre a possibilidade de debates na sociedade. “Você vai além de uma visão política, valores diferentes. Tento não brigar, cada um tem uma opinião, não existe uma verdade única”, disse ainda.

FOLHA DE S.PAULO PEDE PROTEÇÃO POLICIAL CONTRA AMEAÇAS DE BOLSONARISTAS

A Folha, que fez campanha sistemática contra Lula e o PT, agora se vê obrigada a pedir proteção policial contra as criaturas que ela mesma ajudou a criar. Deu no Brasil 247:

O jornal Folha de S. Paulo pediu, por meio de uma representação feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar as ameaças feitas contra três de seus jornalistas e um diretor da empresa em razão da publicação da reportagem que revelou o esquema ilegal bancado por empresários simpatizantes da candidatura de extrema direita de Jair Bolsonaro (PSL) para o disparo de mensagens em massa contra o candidato do campo democrático, Fernando Haddad, e o PT. Para o jornal, existem “indícios de uma ação orquestrada com tentativa de constranger a liberdade de imprensa”.

Desde a publicação da reportagem, no último dia 18, um dos números de WhatsApp do jornal teria recebido mais de 220 mil mensagens, por meio de mais de 50 mil contas do aplicativo, sendo que centenas delas traziam memes e ameaças contra a jornalista Patrícia Campos Mello, que assina o texto, e contra os jornalistas Wálter Nunes e Joana Cunha, que colaboraram com a reportagem. O diretor-executivo do Datafolha, Mauro Paulino, também foi alvo de ameaças, por meio do Messenger e em sua residência.

Entidades internacionais que atuam pela liberdade de imprensa, como a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), condenaram veemente os ataques e pediram que as autoridades garantam a segurança dos profissionais.

ESTUDANTE DIZ TER SIDO ESPANCADO POR ELEITORES DE BOLSONARO

A notícia é do UOL:

Um estudante universitário afirma ter sofrido agressões físicas e verbais na última sexta-feira (19) por apoiadores do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). Luís Guilherme Tozelli, 22, conta que caminhava sozinho no centro de São Paulo quando percebeu que era perseguido por quatro homens por usar no peito um adesivo de apoio a Fernando Haddad (PT).

O estudante de administração pública da FGV (Fundação Getulio Vargas) voltava de uma tradicional festa universitária no centro da capital e caminhava até a estação Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha do metrô. Ao cruzar uma praça, começou a ouvir provocações como “Olha o comunista, vamos bater nele.”

Tozelli conta que tentou correr para o metrô, mas foi pego pelo grupo após cerca de 300 metros e levado para um local pouco iluminado embaixo de um dos acessos do terminal.

Ele diz que foi atacado por série de socos na barriga e tapas no rosto por cerca de três minutos. Depois disso, relata ele, um dos homens pegou um espeto de metal de um ambulante que vendia churrasquinho. “A gente vai marcar sua cara agora, porque é isso que comunista merece. Quando o Bolsonaro for eleito, é isso que vamos fazer”, teria dito o agressor. 

Após ter braço queimado pelo espeto quente e conseguir se desvencilhar do grupo, Tozelli correu. Ao chegar na estação, percebeu que tinha tido seu celular roubado.

1 592 593 594 595 596 1.806