“IMUNDO, SÓRDIDO E REPUGNANTE”, DIZ CELSO DE MELLO SOBRE VÍDEO DE CORONEL APOIADOR DE BOLSONARO

Eu vi parte do primeiro vídeo e acho que o tal coronel está precisando de um tratamento psiquiátrico. Infelizmente, o país está sendo entregue a alguns desequilibrados que, todos os dias, cometem declarações ameaçadoras e colocam a democracia em risco. Imaginem como ficarão as coisas depois que essa turma assumir o poder. 

E eu não entendi a parte em que o coronel diz que por trás dele tem gente de “pica grossa”. Seria o Alexandre Frota? A notícia é do Conjur:

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, chamou de “imundo, sórdido e repugnante” o vídeo em que o coronel Carlos Alves chama a ministra Rosa Weber de “salafrária e corrupta” e de “vagabunda”. O coronel também diz que a ministra teve “prazer quase sexual” em receber integrantes do PT e do PDT.

Em sessão da 2ª Turma nesta terça, o ministro Celso decidiu se pronunciar em defesa dos colegas e chamar atenção para os crimes cometidos pelo oficial do Exército no vídeo. A turma decidiu, por unanimidade, mandar a Procuradoria-Geral da República investigar o cometimento de crimes.

Mais tarde, o Exército Brasileiro também divulgou uma nota informando que o general Villas Bôas, chefe das Forças Armadas, também solicitou investigação sobre o vídeo, ao MP Militar.

No vídeo, o coronel diz que, se Rosa impedir que Jair Bolsonaro (PSL) tome posse como presidente por causa de crimes eleitorais, ele fechará o Supremo. Bolsonaro é réu numa ação de investigação ajuizada pelo PT no Tribunal Superior Eleitoral. A acusação é de caixa 2 e financiamento empresarial ilegal por causa um esquema de disparo em massa de milhões de mensagens pelo WhatsApp.

Após a repercussão do primeiro vídeo, o coronel publicou uma nova ladainha, dessa vez ameaçando o ministro Gilmar Mendes.

MULHER FORJA SEQUESTRO PARA VIAJAR COM AMANTE QUE CONHECEU NA INTERNET

Enquanto o maridão já estudava um jeito de pagar o resgate e livrar a amada do cativeiro, a mulher tomava cerveja com o “sequestrador”. A notícia é do UOL:

Uma investigação conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil de Mato Grosso, descobriu nesta segunda-feira (22) que Alline Figueiredo da Cruz, de 28 anos, considerada desaparecida, havia forjado um sequestro para ficar com o amante. Após a mulher confessar o plano, a dupla foi autuada e pode pegar de um a seis meses de prisão, além do pagamento de multa, por falsa comunicação de crime.

A cabeleireira teria saído para um curso de estética em um shopping na cidade de Várzea Grande, mas desde então não havia retornado para casa. Quando a família percebeu o sumiço de Alline, na última quarta-feira (17), a polícia passou a fazer buscas. Cartazes foram divulgados na internet e localidades próximas.

No dia seguinte ao desaparecimento, alguns familiares chegaram a receber telefonemas em que um homem se identificava como o sequestrador e pedia que os policiais não fossem comunicados de nada ou então a mulher seria morta. Durante todo o fim de semana a GCCO ouviu depoimentos e buscou pistas.

Na noite do último domingo (22), a própria Alline pediu ajuda da Polícia Militar. Ela disse ter sido rendida por três criminosos armados, mantida trancada no quarto de uma residência durante quatro dias e liberada apenas naquele dia, quando teria sido deixada na Rodovia dos Imigrantes.

A polícia explica que desconfiou da versão porque, ao contrário do que a mulher havia explicado, testemunhas contaram que a viram tomando cerveja em uma lanchonete acompanhada de um homem durante o período do suposto desaparecimento. Quando questionada, ela confessou que ter passado os quatro dias em Santo Antônio de Leverger.na companhia de Marcelo, homem que conheceu um mês antes pelo Facebook, e que criou o falso sequestro para justificar a ausência ao marido.

TRIBUNAL DE CONTAS CONDENA PREFEITURA DE JALES A DEVOLVER R$ 434 MIL

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 23, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou a Prefeitura de Jales a devolver o dinheiro repassado em 2014 – durante a administração da ex-prefeita Nice Mistilides, portanto – pelo Fundo Estadual de Assistência Social. A devolução está estimada em R$ 434.185,00.

Segundo o relator do caso e vice-presidente do TCE, o corintianíssimo conselheiro Antônio Roque Citadini, a Prefeitura de Jales “não prestou contas, portanto não há o que julgar”.

O substituto de conselheiro Márcio Martins de Camargo (foto) – filho do meu saudoso professor José Camargo, a quem devo tudo o que sei sobre regências verbal e nominal – declarou-se impedido de votar em função de suas ligações com Jales.

De acordo com o processo, a administração Nice, ao invés de prestar contas, limitou-se a apresentar cópias de comprovantes referentes a meras transferências bancárias para uma entidade, sem demonstrar a aplicação final do dinheiro.

O prefeito Flá Prandi afirmou que vai recorrer. 

EVENTO PRÓ-DORIA REÚNE 14 PREFEITOS E VEREADORES EM JALES

Deu no portal Região Noroeste:

Um evento de apoio a candidato de João Doria (PSDB) foi registrado nesta segunda-feira, dia 22, na sede da Associação Comercial de Jales. O ato foi coordenado pelo prefeito da cidade, Flá Prandi (DEM) e pelo deputado eleito por Olímpia, Geninho Zuliani (DEM).

Os dois comandaram o encontro que reuniu 14 prefeitos, principalmente das regiões de Jales e Santa Fé do Sul, e alguns vereadores para expressarem apoio ao candidato tucano que disputa o 2º turno das eleições contra o atual governador Márcio França (PSB), além da preferência unânime pela candidatura de Jair Bolsonaro na disputada presidencial.

Estavam presentes representantes das cidades de Santa Albertina, Santana da Ponte Pensa, Santa Fé do Sul, Urânia, Fernandópolis, Votuporanga, Vitoria Brasil, Paranapuã, entre outros. 

ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS MOVIMENTA PRAÇA ‘EUPHLY JALLES”

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Entusiastas do antigomobilismo e centenas de visitantes e expositores participaram do 3º Encontro de Carros Antigos de Jales que aconteceu na Praça Euplhy Jales. O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro e contou com o apoio da Prefeitura de Jales. O encontro foi realizado pelo Clube Clássicos de Jales. O evento tem a importante iniciativa de destinar o recurso arrecadado em uma das barracas para a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente de Jales (AACAJ).

Os visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto e gratuitamente, mais de 160 carros antigos vindos de diversos municípios, conhecer a exposição de motos clássicas, visitar a feira de peças, fazer passeios de triciclos e mini fuscas, barraca da AACAJ, e saborear o chope artesanal Lems, do jalesense Marcelo Okajima.

Durante todo o domingo a praça ficou movimentada. O evento foi organizado por uma equipe da diretoria formada por Roberto Chammas de Barros, Fernando Beia Terron, Paulo Roberto Ramos Ferneda, Helton Rossafa, Paulo Henrique Maiolo e Jairo Leonel Salvador.

O encontro reuniu expositores de Jales, Cassilândia (MS), Aparecida do Taboado (MS), Araçatuba, Pereira Barreto, Votuporanga, Fernandópolis, Santa Albertina, Paranapuã, General Salgado, Santa Fé do Sul, entre outras cidades.

Além das exposições os participantes se divertiram com diversas atrações. Segundo os organizadores, “a terceira edição do evento foi um sucesso. Mesmo com feriado prolongado tivemos uma grande quantidade de expositores e de visitantes. O evento se tornou tradicional e já faz parte de um calendário oficial. Ficamos muito felizes e satisfeitos com o resultado”.

NEW YORK TIMES DIZ QUE BOLSONARO TEM IDEIAS REPULSIVAS E REPRESENTA UMA TRISTE ESCOLHA PARA O BRASIL

Já dizia o Marx que “a história se repete primeiro como tragédia, depois como farsa”. No nosso caso, a farsa chegou primeiro com o Collor como salvador da Pátria. E agora, se avizinha a tragédia. A notícia é do portal da revista Exame:

O jornal americano The New York Times, maior veículo de comunicação do mundo, publicou um editorial nesse domingo, 21, em que afirma que o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro é “uma triste escolha para o Brasil”.

Líder nas intenções de voto para o pleito do próximo domingo (28), o capitão reformado do exército é descrito pelo jornal como um “populista ofensivo, cruel e teimoso”.  

“A escolha [do voto] é para os brasileiros fazerem. Mas é um dia triste para a democracia quando a desordem e o desapontamento levam os eleitores à distração e abrem as portas para populistas ofensivos, cruéis e teimosos”, diz o editorial.

O texto, escrito pelo conselho editorial do NYT, afirma ainda que Bolsonaro “é um brasileiro de direita com visões repulsivas”, por conta de suas declarações.

“Ele disse que se tivesse um filho homossexual, preferiria que ele morresse; que uma colega na Câmara era muito feia para ser estuprada; que os negros são preguiçosos e gordos; e que o aquecimento global equivale a ‘fábulas de estufa’. Ele sente saudades dos generais e torturadores que governaram o Brasil por 20 anos”, diz o NYT.

“Cristão evangélico, ele prega uma mistura de conservadorismo social e liberalismo econômico, embora confesse ter apenas uma compreensão superficial da economia”.

Para o NYT, as consequências da Operação Lava Jato deixaram os brasileiros “desesperados por mudança”, além disso, há um clamor popular para acabar com a violência no país — que tem em média 175 homicídios por dia. Bolsonaro, diz o texto, aparece como a figura salvadora.

JORNAL DE JALES: CANDIDATOS PARAQUEDISTAS LEVARAM QUASE 24 MIL VOTOS DE JALES

Eis a capa do Jornal de Jales deste domingo, cujo principal destaque é a operação “Nereu” deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira, 16, que resultou em duas prisões e cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão em Jales e outras cinco cidades da região. A PF vai investigar, agora, até onde vai o envolvimento de várias prefeituras – e de agentes públicos também – nas ações supostamente fraudulentas  praticadas por funcionários do DAEE. A PF quer saber se houve falha ou envolvimento no desvio de recursos repassados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Destaque, igualmente, para as discussões em torno do novo Plano Diretor do município que está na Câmara para votação. Segundo o jornal, a pressão de setores da comunidade para que fossem feitas algumas mudanças no projeto resultou no compromisso de atendimento de parte dessas reivindicações. Em audiência pública realizada na segunda-feira, 15, o secretário de Planejamento, Niltinho Suetugo, disse que não vê problema em atende-los. Um desses pedidos diz respeito ao imposto progressivo para quem demorar para construir suas casas nos novos loteamentos.

A homenagem que a Santa Casa fez a alguns de seus mais antigos integrantes do corpo clínico; a festa da ACIJ para as crianças, que movimentou o centro da cidade na semana passada; o trabalho realizado pelos fiscais do CREA-SP nos 21 municípios que integram a Inspetoria de Jales; o 3º Encontro de Carros Antigos realizado no final de semana passado; as reminiscências do professor Marçal Rogério Rizzo; e os cuidados da Prefeitura com os dois cemitérios municipais, com vistas ao Dia de Finados, são outros assuntos do JJ.

Na coluna Fique Sabendo, o jornalista Deonel Rosa Júnior comenta os votos dados pelos eleitores jalesenses a candidatos paraquedistas. Segundo as contas do colunista, apesar de Jales contar com dois candidatos locais a deputado estadual – Luiz Henrique Moreira e Delegado Sakashita – e pelo menos outros dois com atuação permanente por aqui – Analice Fernandes e Itamar Borges – o eleitorado jalesense votou em 416 paraquedistas, que levaram 6.105 votos. Na votação para deputado federal, a coisa foi pior ainda: 510 “forasteiros” foram lembrados pelos eleitores locais e levaram daqui 17.758 votos.

MULHERES DE HOLLANDA E QUARTETO EM CY – “COM AÇUCAR, COM AFETO”

Quem primeiro me falou sobre o trabalho do quinteto vocal feminino Mulheres de Hollanda foi, se não me falha a memória, a amiga Rose Mininel, da Escola Musical Santa Cecília. Desde então, já vi vários vídeos do grupo com a intenção de postar um deles aqui no blog. 

O quinteto formado pelas musicistas Karla Boechat, Ana Cuba, Eliza Lacerda, Malu Von Krüger e Marcela Mangabeira existe desde 2002, mas a estreia oficial foi em junho de 2004, no Rio de Janeiro, enquanto o primeiro disco foi lançado em 2008. A especialidade das moças é pesquisar e fazer releituras da obra de Chico Buarque de Hollanda, principalmente daquelas canções com o “eu lírico” feminino. 

Confesso que, depois de ver os vídeos, fiquei em dúvida sobre qual deles postar aqui no blog. As interpretações de “Todo o Sentimento” – com a luxuosa participação de Cristovão Bastos, Zé Renato e Cláudio Nucci – e de “Ela Desatinou”, por exemplo, são lindíssimas. Acabei escolhendo “Com Açuçar, Com Afeto”, a primeira composição de Chico com o “eu lírico” feminino. 

“Com Açucar, Com Afeto” foi composta em 1967, para atender a uma encomenda de Nara Leão. Chico contou, em uma entrevista, que Nara pediu a música e lhe deu o tema com detalhes. “Eu quero uma canção que fala de uma mulher que sofre, resignada, à espera do marido, etc e tal…”., sugeriu a dona dos joelhos mais bonitos da Bossa Nova. 

A bendita encomenda de Nara proporcionou mais um grande clássico da MPB, que já mereceu várias releituras. Uma das últimas foi da Fernanda Takai, no disco “Luz Negra”. Vejamos, porém, a releitura – ao vivo – do quinteto Mulheres de Hollanda, com a participação do Quarteto em Cy.

1 593 594 595 596 597 1.806