A TRIBUNA: PREFEITURA PLANEJA INVESTIR R$ 292 MIL NA DECORAÇÃO NATALINA DESTE ANO

No jornal A Tribuna deste final de semana, destaque para a Operação Nereu, deflagrada pela Polícia Federal de Jales na terça-feira, 16, que resultou na prisão de dois funcionários do DAEE, suspeitos de fraudar licitações relativas à aplicação de recursos repassados pelo Fehidro a diversas prefeituras da região. O esquema começou a ser descoberto a partir da operação “Repartição”, que prendeu o ex-prefeito de Urânia, Francisco Airton Saracuza e três ex-assessores dele. No celular de um dos ex-assessores, a PF encontrou um vídeo que levou ao funcionário do DAEE, Ronaldo Piovesan Vila. E no celular e documentos apreendidos com Ronaldo, a PF encontrou os indícios das fraudes apontadas pela operação Nereu.

Destaque, também, para a licitação aberta pela Prefeitura de Jales que planeja gastar quase R$ 300 mil com a decoração natalina deste ano. Segundo a matéria, os recursos para aquisição dos enfeites sairão totalmente dos cofres da Prefeitura. Na Praça “Euphly Jalles” serão instalados, entre outros brinquedinhos, cinco máquinas simuladoras de neve, uma locomotiva e um vagão tridimensionais. A Praça do Jacaré ganhará um conjunto da Sagrada Família, com José, Maria e Jesus produzidos em fibra de vidro.

As mortes que surpreenderam e chocaram a região durante a semana; a 16ª Festa do Servidor Municipal, marcada para o próximo sábado; as demissões de funcionários comissionados na Prefeitura de Santa Fé do Sul; as atividades da Secretaria Municipal de Saúde visando conscientizar a população e prevenir doenças como sífilis, aids e hanseníase; a preparação dos dois cemitérios de Jales para o Dia de Finados; e as eleições da OAB, previstas para o dia 29 de novembro, que já tem duas chapas inscritas em Jales, são outros assuntos de A Tribuna.

Na coluna Enfoque, as últimas novidades sobre as intercorrências da operação “Farra no Tesouro”, que continua dando muito trabalho aos advogados das pessoas envolvidas. Na página de opinião, a crônica da Taísa Selis e os artigos do Hélio Consolaro, o Consa, e do padre José Antônio Soares. No caderno social, destaque para o aniversário do amigo Deva Rossafa e para o casamento dos jovens Bruna Cristine e Yuri Vinícius, ele filho de outro amigo deste aprendiz de blogueiro, o Roberto Peres.    

MORRE EM SERGIPE, TERCEIRA PESSOA ESFAQUEADA SOB GRITOS DE ‘BOLSONARO’

A notícia é da RBA:

A Polícia de Sergipe prendeu na manhã de hoje (20) o suspeito do assassinato a mulher transexual Laysa Fortuna, de 26 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no final da tarde de ontem, em Aracaju.

O flanelinha Alex da Silva Cardoso, de 33 anos, chegou a ser preso logo após esfaquear Laysa na noite de quinta-feira, mas foi liberado. O delegado de plantão classificou como “lesão corporal leve” os ferimentos sofridos por Laysa. 

Segundo o site de notícias FanF1, na noite de quinta o agressor teria discutido com várias transexuais, repetindo o discurso de ódio e citando o nome de Jair Bolsonaro. E após deixar o local da discussão, voltou com uma faca e atacou Laysa, principalmente no tórax.

Laysa havia passado por uma drenagem torácica, mas sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimá-la, mas ela não resistiu. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Este é o terceiro assassinado a facadas em que o agressor grita o nome do candidato do PSL, conhecido pela incitação à violência.  

Na madrugada do último dia 16, a travesti identificada como Priscila foi morta a facadas no Largo do Arouche, região central de São Paulo. Uma testemunha ouviu de seu apartamento diversos gritos de “prostituta, vagabunda e Bolsonaro presidente’.

Na madrugada do último dia 8, poucas horas após o fechamento das urnas do primeiro turno, o mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê, de 63 anos, foi assassinado por Paulo Sérgio Ferreira de Santana, de 36 anos, seguidor de Bolsonaro. O motivo: em conversa no bar, Moa havia declarado voto no PT.

JORNALISTAS DENUNCIAM RECORD POR PRESSIONÁ-LOS A FAVORECER BOLSONARO

Do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) recebeu denúncias de vários jornalistas da Rede Record – televisão, rádio e portal de notícias R7 – de que estão sofrendo pressão permanente da direção da emissora para que o noticiário beneficie o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e prejudique o candidato Fernando Haddad (PT). A entidade torna público, como exige seu dever de representação da categoria, o inconformismo desses profissionais com as pressões inaceitáveis e descabidas em uma empresa de comunicação.

A pressão interna para favorecimento do candidato do PSL tem origem no anúncio feito em 29 de setembro passado, pelo bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, proprietário da emissora, de que passava a apoiar Bolsonaro à Presidência. A partir daí, o noticiário começou a dar uma guinada, ainda antes do primeiro turno eleitoral. Um momento importante foi a entrevista com Jair Bolsonaro levada ao ar em 4 de outubro, no mesmo momento em que sete outros candidatos à Presidência realizavam um debate na TV Globo, com a ausência do líder nas pesquisas.

Outras expressões dessa virada são decisões de não colocar em rede reportagens relevantes – exibidas em afiliadas – barradas na grade de noticiário nacional da emissora, por avaliações de que poderiam prejudicar Bolsonaro ou ajudar Haddad. O portal R7 também passou a ser dirigido a favor do candidato do PSL de forma explícita: por vários dias seguidos, os destaques da rubrica “Eleições 2018” na home se dividiam entre reportagens favoráveis a Bolsonaro e reportagens negativas a Haddad.

As pressões internas pela distorção do noticiário tomaram a forma de assédio a diversos jornalistas. A tensão na redação tornou-se insuportável para alguns profissionais. O fato já foi divulgado por sites jornalísticos.

Em defesa do direito à informação correta e equilibrada na cobertura das eleições, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo repudia as pressões feitas pela direção da Record e exige o respeito à autonomia de apuração e edição dos jornalistas da empresa. Em função da situação, adota ainda as seguintes providências:

a) respeitando a autonomia da Comissão de Ética do SJSP, reforça o pedido para que a direção da Record endosse o “Protocolo Ético para o Segundo Turno das Eleições 2018”, enviado pela Comissão de Ética para a chefia do jornalismo de todas as empresas de comunicação do Estado;

b) solicita uma reunião imediata com a empresa para expressar diretamente sua posição e reivindicar garantias de que as pressões sobre os jornalistas serão interrompidas o quanto antes;

c) insiste desde já com as empresas de rádio e televisão do Estado para que, nas negociações da campanha salarial deste ano (data-base em 1º de dezembro), seja incluída a cláusula de consciência, integrante da pauta de reivindicações;

d) decide inserir as denúncias relativas à Rede Record no dossiê que prepara para entregar ao Ministério Público dos Direitos Humanos sobre a violação de garantias profissionais dos jornalistas no atual período eleitoral; e

e) coloca-se à disposição de todos os jornalistas da emissora para fazer debates, reuniões e adotar todas as medidas necessárias para garantir o respeito à autonomia profissional a que todos os jornalistas, e cada um, têm direito.

MP ARQUIVA INQUÉRITO CONTRA PREFEITA DE VITÓRIA BRASIL, MAS ELA TERÁ QUE DEVOLVER DINHEIRO DE VIAGENS

A prefeita de Vitória Brasil, Ana Lúcia Olhier Módulo, tem até este sábado, 20, para apresentar ao Ministério Público de Jales o comprovante da devolução de R$ 1.326,90 aos cofres da prefeitura daquele município, sob pena de multa diária de R$ 100,00.

Esse foi o prazo combinado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MP e a prefeita, que prevê, também o arquivamento do inquérito civil instaurado em agosto para investigar o uso irregular de veículo oficial da Prefeitura de Vitória Brasil.

O inquérito foi instaurado depois de investigações preliminares provocadas por denúncia anônima levada ao MP em janeiro deste ano. A denúncia dizia que a prefeita teria utilizado o veículo indevidamente, em mais de uma ocasião, para viajar até a cidade de Sorocaba, onde ela possui parentes.

De acordo com o MP, logo no início das investigações a prefeita informou que “o veículo oficial não dispõe de controle de viagens”, evidenciando que a administração não estava respeitando legislação do próprio município, que estabelece o tal controle. 

A falta do “controle de viagens” não impediu, no entanto, que o MP apontasse pelo menos três viagens suspeitas. Informações obtidas pelos promotores junto a empresas responsáveis por pedágios indicaram que o carro da prefeita fez o percurso Vitória Brasil-Sorocaba em pelo menos três ocasiões, em 2017.

De seu lado, a administração municipal não conseguiu comprovar que a prefeita tivesse cumprido algum compromisso oficial em Sorocaba ou São Paulo nas três ocasiões, levando o MP a concluir que “há elementos que indicam que a representada estava, realmente, utilizando o veículo para fins particulares”.

O MP poderia ajuizar uma ação civil pública por improbidade administrativa, mas preferiu firmar um TAC. O promotor ponderou que “Ana Lúcia Olhier Módulo é prefeita municipal de Vitória Brasil desde 2013, está no segundo mandato e, até o momento, não é ré em qualquer ação civil visando sua responsabilização por atos de improbidade”.

No TAC, além de devolver o dinheiro, a prefeita se comprometeu, também, em implementar o controle detalhado da movimentação de todos os veículos da frota municipal.          

DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

Na edição digital do jornal Folha Noroeste deste sábado o principal destaque é a iniciativa das polícias Federal e Militar de Jales, que, juntamente com o Hospital de Amor, realizaram um mutirão para cadastros de doação de medula óssea. O mutirão aconteceu na quarta-feira, 10, e, ao final, contabilizou 32 policiais e colaboradores da PF e da PM, dispostos a doar a medula. O delegado da PF, Cristiano Pádua da Silva, disse que um dos objetivos da iniciativa é propagar a informação de que a doação da medula é simples e pode salvar muitas vidas. O transplante de medula óssea pode ajudar no tratamento de 80 doenças diferentes e é a chance de cura de muita gente.

Destaque, igualmente, para os 600 jovens da Diocese de Jales que comemoraram o Dia Nacional da Juventude com uma celebração realizada no domingo, 14, na Escola Vocacional, cujo tema foi “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”. O evento iniciou com a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, dom Reginaldo Andrietta, que em sua homilia destacou sobre os perigos das fake news, mostrando que com elas é impossível construir uma cultura de paz.

Na coluna FolhaGeral, o eclético redator-chefe Roberto Carvalho informa que, segundo os comentários que correm em bocas de matildes, Jales já teria uma dupla – Tiago Abra e Rivelino Rodrigues – se preparando para disputar o comando da Prefeitura em 2020. Ainda de acordo com o colunista, os comentários dão conta de que o empresário Luís Henrique Moreira também estaria disposto a concorrer ao cargo de prefeito. Roberto está informando, ainda, que o jalesense Onevam José de Matos se reelegeu deputado estadual no Mato Grosso do Sul, enquanto outro jalesense, Ezequiel Fonseca, não conseguiu a reeleição como deputado federal pelo Mato Grosso. 

MINISTÉRIO PÚBLICO ARQUIVA DENÚNCIA DE RICARDO JUNQUEIRA CONTRA BETTO MARIANO

                                                                                                                                                                                                             

O Ministério Público de Jales remeteu ao arquivo morto a representação que o auditor fiscal Ricardo Junqueira protocolou há alguns meses contra o ex-candidato a deputado federal Betto Mariano. As acusações de Ricardo não tinham, porém, nada a ver com a candidatura de Betto, seu desafeto declarado.

      A denúncia do auditor fiscal garantia que o portal de notícias mantido por Betto – “A Voz das Cidades” – teria sido contratado irregularmente pelas prefeituras de Santa Albertina, Vitória Brasil e Dirce Reis, mediante processo de dispensa de licitação.

      As apurações do MP constataram, no entanto, que os pagamentos feitos pelas prefeituras de Santa Albertina e Vitória Brasil ao portal – no valor de R$ 3 mil, cada – estavam de acordo com a lei. Já a Prefeitura de Dirce Reis nem chegou a contratar o portal.

 

PREFEITURA DE RIO PRETO VAI USAR DRONES PARA VASCULHAR CIDADE

A notícia é da Coluna do Diário:

Novos drones irão aparecer no céu de Rio Preto. A Prefeitura abriu licitação, por meio da Secretaria de Obras, para contratar empresa que deve fornecer os equipamentos e treinamento para uso dos aparelhos. Serão dois drones. A licitação, por meio de pregão eletrônico, está marcada para a próxima quinta-feira, 25. O gasto estimado é de R$ 33,2 mil.

De acordo com a Prefeitura, os aparelhos serão utilizados para análise “visual” de áreas de difícil acesso. Segundo o município, o monitoramento vai ajudar nas atividades da Defesa Civil e dos serviços de vigilância ambiental e epidemiológica do município.

Ainda segundo a Prefeitura, os drones também serão usados para acompanhamento e medição de obras públicas em andamento e monitoramento de ocupações urbanas. A Prefeitura negou que irá se utilizar dos aparelhos para fiscalizar obras residenciais para identificar construções irregulares. De acordo com o município, a verificação de obras irregulares só pode ser feita na presença de fiscais da Prefeitura, e a aquisição dos drones “não tem essa finalidade”. Em relação ao monitoramento de “ocupações urbanas”, o município afirma que os equipamentos serão utilizados, por exemplo, para acompanhar invasões de áreas, incluindo a formação de favelas.

Os drones deverão ter capacidade de captar imagens e fazer gravações em vídeos a partir da altura de um metro, segundo consta no edital da licitação.

SANTA CASA DE JALES FAZ HOMENAGEM PARA MÉDICOS DO CORPO CLÍNICO

A notícia é da assessoria de imprensa da Santa Casa:

As festividades de 60 anos da Santa Casa de Jales estão chegando na reta final, no dia 17 de outubro foi a vez de homenagear os médicos que compõem o Corpo Clínico da instituição. A data antecedeu o dia do médico, comemorado em 18 de outubro.

O provedor Junior Ferreira entregou um certificado para os médicos que estavam presentes, que ficará guardado na sala dos médicos para que todos tenham acesso a está singela homenagem.

“Não poderíamos deixar de homenagear essa profissão que tem amor pela vida e o dom de cuidar daqueles que mais necessitam. Parabenizamos todos aqueles que um dia fizeram parte desse corpo clínico e levaram algo de bom da nossa Santa Casa.”

Na oportunidade os médicos fizeram uso da palavra para contar um pouco de suas histórias dentro da instituição, emocionados, agradeceram pela oportunidade que a Santa Casa ofereceu a eles no passado, pela contribuição na carreira profissional e pessoal de cada um. São gratos ao hospital por tudo o que conquistaram em suas vidas, principalmente as amizades que fizeram.

A Santa Casa de Jales agradece cada um que doou um pouco de seu tempo para fazer parte da última comemoração de homenagens programado para o ano de 2018. Se chegamos até aqui, são graças a todos vocês que de alguma forma, contribuíram para isso.

PROGRAMA DE HADDAD APRESENTA O CORONEL USTRA, O TORTURADOR HOMENAGEADO POR BOLSONARO

A campanha de Fernando Haddad (PT) produziu a sua mais forte peça televisiva  até aqui, com denúncias graves sobre o adversário Jair Bolsonaro (PSL) – que ainda não são de total conhecimento da população brasileira. Pergunta-se ao espectador: “você sabe mesmo quem é Bolsonaro?”.  

A peça traz, então, a figura do coronel Ustra, agente torturador que espalhou o terror pelo país com as mais violentas e desumanas técnicas de tortura já feitas pelo regime militar. O depoimento de Amelinha Teles, ativista torturada pelo coronel – que é ídolo de Bolsonaro – complementa o grave tom de denúncia e esclarecimento oferecido pelo programa.

  

AOS GRITOS DE ‘BOLSONARO’, HOMENS MATAM TRAVESTI A FACADAS EM BAR DE SÃO PAULO

A notícia é do G1:

Uma travesti foi morta durante uma briga na madrugada desta terça-feira, 16, no Largo do Arouche, centro de São Paulo. Ao G1, uma testemunha disse que, durante a discussão em que a travesti foi agredida, em frente a um bar, ela ouviu alguns homens gritando o nome do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

A Polícia Militar informou que o crime ocorreu por volta das 4h50 desta terça, quando recebeu um chamado sobre uma pessoa esfaqueada e sangrando no Largo do Arouche, altura do número 150.

A vítima, que ainda não foi identificada, foi levada pelo Corpo de Bombeiros ao Pronto-Socorro da Santa Casa, mas morreu a caminho do hospital.

Uma vizinha ao bar, que preferiu não se identificar, estava dormindo em seu apartamento na região e disse à reportagem que ouviu os gritos da discussão em que a travesti foi agredida.

“Ela estava com quatro ou cinco homens em frente ao bar. E daí eu comecei a ouvir gritos, uma discussão, uma briga. Chamavam ela de vários nomes, agressões verbais, e gritavam ‘Bolsonaro'”, disse.

A testemunha contou que, em seguida, os homens fugiram e ela ouviu a vítima pedindo ajuda, dizendo que “ia morrer”.

Outra vizinha do bar contou ao G1 que chegou a ouvir gritos de “Bolsonaro, ele sim!” durante a discussão.

A travesti conseguiu caminhar meia quadra, segundo a testemunha, até um hotel no Largo do Arouche, onde seguranças acionaram a PM e o Corpo de Bombeiros para o resgate.

Segundo a PM, o caso foi registrado no 3º Distrito Policial (Campos Elíseos). O G1 questionou a Secretaria da Segurança Pública sobre a apuração do ocorrido, e aguarda retorno.

1 594 595 596 597 598 1.806