OS LOCAIS DE VOTAÇÃO EM JALES

Com 38.021 eleitores distribuídos por 116 seções e 14 locais de votação, Jales deverá ter uma eleição tranquila nesse domingo. Os locais de votação já são bastante conhecidos dos eleitores, sendo que a única novidade é a substituição do CAIC pela EM “Iracema Pinheiro Candeo – Lola”, no JACB.

Com a alteração, os eleitores vinculados às seções 167, 172, 185, 199 e 207, que votavam no CAIC, agora terão que se dirigir à nova escola (foto acima), situada na Rua Mirassol, nº 786.

Os demais locais continuam os mesmíssimos de outras eleições. A EE. “Dr. Euphly Jalles”, na Rua Dois, é o local que concentra o maior número de seções e de votantes: nada menos que 5.373 eleitores estão distribuídos pelas 15 seções daquela escola. 

De outro lado, o Instituto Educacional Profissionalizante de Jales – IEP, na Avenida Salustiano Pupim é o local de votação com o menor número de eleitores: apenas 1.146, distribuídos em 04 seções.

No quadro abaixo, todos os locais de votação e as seções e número de eleitores de cada um:

Local Endereço Seções Eleitores
EE “Elza Pirro Viana” Rua Um, 2.337 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11 e 12 4.227
EE “Dr.Euphly Jalles Rua Dois, 2.714 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 176 e 177 5.373
ETEC “José Luiz Viana Coutinho (antigo DOC) Rua Treze, 2.422 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34 2.893
EE “Dom Artur Horsthuis” Rua Vinte, 2.939 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 95 e 128 3.220
EE “Juvenal Giraldeli Rua Otávio Graziani, 1.074, Jardim Oiti 94, 97, 98, 99, 104, 106, 180, 191 2.141
EE “Sueli da Silveira Marin Batista Rua Novo Horizonte, 5.128, Jd. Arapuã 108, 109, 110, 112, 113, 114 2.286
EE “Onélia Faggioni Moreira Av.Salustiano Pupim, 708, Jardim Soraia 115, 117, 118, 119, 121, 122, 123 e 146 2.581
Centro de Educação Infantil – CEIA Rua Belém, 2.585, Jardim Paulo VI 126, 131, 135, 141, 142, 144, 147 e 148 2.097
EM “Eljácia Moreira” Rua Tupinambás, 1.766, Jardim Paraíso 77, 78, 79, 85, 87, 88, 89 e 134 2.962
Cooperativa Regional de Ensino Rua Cândido Portinari, 64, Jardim Aclimação 151, 154, 155, 156, 157, 158, 159, 161, 162, 164 e 179 3.399
Instituto Educacional Profissionalizante-IEP Av.Salustiano Pupim, 1.164, Jd.Bom Jesus 166, 175, 184, 195 1.146
EM “Iracema Pinheiro Candeo – Lola” Rua Mirassol, 786, Cohab JACB 167, 172, 185, 199 e 207 1.623
EM “Jacira   Carvalho Silva Rua Nova Iork, 916, Jardim Monterey 168, 173, 205, 178, 189 e 198 2.054
EM “João Arnaldo Avelhaneda Rua Rubião Meira, 4.258, Jardim Paulista 165, 174, 182, 196, 190, 206 e 208 2.019

EM VÍDEO, BOLSONARO ATUA COMO GAROTO PROPAGANDA DA FABRICANTE DE ARMAS TAURUS

Um país com menos livros e mais armas. É isso que a turma do Bolsonaro prega. Não custa lembrar que, em 1995, Bolsonaro – o valentão – foi assaltado no Rio de Janeiro. Os ladrões levaram sua moto Honda Sahara 350 e…

E sua arma, uma pistola Glock 380, que ele entregou aos bandidos sem pestanejar. Não custa lembrar, também, que Adélio – o cara da facada – treinou tiros e tentou comprar um revólver. Felizmente, para Bolsonaro, as leis atuais impediram que ele comprasse a arma.

Se o prezado leitor – ou, principalmente, a estimada leitora – acha que seus filhos e netos estarão melhor protegidos com mais armas nas ruas e nas casas, vá em frente e eleja o Bolsonaro. A notícia é do Brasil 247:

Num vídeo que circula nas redes sociais, Jair Bolsonaro visita um stand da fabricante de armas Taurus em evento não identificado e faz um discurso chocante no qual apresenta-se como garoto propaganda da empresa, apesar de negar num sorriso irônico. Diz que se for eleito todo “cidadão de bem” terá “no primeiro momento” em casa uma pistola como a que a Taurus estava lançando e que os ruralistas terão fuzis como “cartão de visita pra invasor”.

A cena é chocante, porque o candidato ameaça o país com o fim do Estatuto do Desarmamento e o início de um tempo de acesso facilitado a armas de fogo capazes de matar dezenas de pessoas. Bolsonaro ao mesmo tempo ensaia importar o padrão da sociedade dos EUA, traumatizada pelos seguidos massacres em escolas e centros comunitários, e insinua criar um clima de verdadeira guerra civil nas cidades e especialmente no campo.

Não por acaso as transações de ações da Taurus cresceram mais de 50 vezes nos últimos dois meses, na esteira do crescimento da candidatura de Bosonaro. No mesmo período, o valor dos papéis preferenciais mais que dobrou. O valor de mercado da empresa saltou de R$ 139,3 milhões para R$ 332 milhões. Detalhe: tudo isso apesar de a companhia acumular prejuízos e dívidas.

Abaixo, o vídeo:

DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, o principal destaque são as orientações sobre as eleições desse domingo, 07, quando os eleitores poderão escolher seis candidatos para cinco cargos. Por isso mesmo, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve uma “cola” com os números de seus candidatos. No caso dos votos para deputado estadual ou federal, o eleitor poderá optar pelo chamado voto de legenda. Para isso, o eleitor deve digitar somente os dois números que identificam o partido e, dessa forma, ele ajuda o partido de sua preferência a conquistar mais vagas no legislativo, sem escolher um candidato.

Destaque, igualmente, para os questionamentos que o vereador Deley(PPS) está encaminhando ao DER, a respeito da tubulação para escoamento das águas da chuva em direção ao Córrego Tamboril. Como se sabe, o DER fez uma obra no cruzamento da “Euphly Jalles” com a “Vitório Prandi”, que custou quase R$ 2 milhões e estava provocando inundações. Recentemente, foram feitas reformas com a instalação de tubulações para permitir o escoamento da água, mas, segundo o vereador, o serviço foi feito pela metade e vai trazer mais problemas para o meio ambiente. Erosões e assoreamento do córrego estão entre esses problemas.

Na coluna FolhaGeral, o enfático redator-chefe Roberto Carvalho comenta que a Câmara Municipal de Jales poderá voltar às manchetes da mídia nacional, por conta do projeto que, supostamente, previa o uso de bafômetros durante as sessões camarárias. Segundo o colunista, sete dos dez vereadores jalesenses assinaram o projeto que, no entanto, não fala em uso de bafômetros. O projeto diz, apenas, que será considerada como infração à ética e passível de punição a conduta de vereador que comparecer à sessão emitindo “sinais exteriores de estar sob efeito de álcool ou de drogas”.

BATMAN E HOMEM-ARANHA RECEPCIONAM ITAMAR BORGES EM JALES

Na reta final de sua campanha eleitoral para a reeleição como deputado estadual, Itamar Borges esteve em Jales ontem, sexta-feira, onde – como se pode ver na foto ao lado – foi recepcionado pelo Batman e pelo Homem-Aranha. O beijoqueiro caminhou pelas ruas do centro, cumprimentou eleitores e, é claro, beijou criancinhas. E beijaria até o Coringa ou o Doutor Octopus, se preciso fosse.

Em seu caminhar, o bigodudo fez-se acompanhar de uma verdadeira Liga da Justiça: o presidente do MDB local e ex-vereador Jediel Zacarias, o vice-prefeito Garça e o vereador Deley, entre outros.

Garça, por sinal, observou que “o trabalho do Itamar pelas nossas entidades – Santa Casa, APAE e outras – foi fundamental” e garantiu que o deputado, se reeleito, “trabalhará muito mais por Jales”. Já o vereador Deley ressaltou que o deputado “é parceiro e conta com meu apoio por tudo que já fez por Jales e para toda a região”.

Depois de abraçar e beijar muita gente, o deputado conheceu uma fã mais ardorosa. Ana Júlia, caloura de medicina, se confessou uma itamarete desde criancinha. “Me dá um pouco de material que eu vou até fazer propaganda; eu adoro o Itamar”, declarou a moça. E Itamar, a fim de garantir também o voto dos pais de Ana Júlia confessou sua admiração pela banda Los Hermanos.

Confissões à parte, o deputado disse que, entre outras coisas, foi um dos articuladores do cadastramento do Hospital de Amor junto ao SUS, da duplicação da “Euclides da Cunha” e da reforma da Praça “Euphly Jalles”. Foi também, segundo suas palavras, autor do projeto que transformou Jales em Município de Interesse Turístico (MIT).

“Nos últimos anos trabalhamos muito por Jales e pela nossa população. Meu compromisso é trabalhar ainda mais, com dedicação, pelo desenvolvimento de nosso Estado e por mais conquistas e benefícios para todo o povo paulista. Para isso, conto com o apoio e o voto dos jalesenses”, disse o deputado Itamar àqueles que se dispuseram a ouvi-lo.

TSE EMITE RECOMENDAÇÃO PERMITINDO USO DE CAMISETAS PARTIDÁRIAS DURANTE ELEIÇÃO DE DOMINGO

No Brasil, as coisas são sempre muito bem organizadas. Hoje, escrevi uma matéria sobre eleições para o jornal A Tribuna desse final de semana, onde digo que o uso de camisetas nas eleições de domingo está proibida. Pelo menos era isso o que estava valendo até algumas horas. Estava!

Os ministros do TSE se reuniram no final da tarde desta sexta-feira e, a menos de 36 horas do início da votação, resolveram permitir o uso de camisetas. A decisão é correta ao por fim na confusão causada pela proibição, mas não teria sido melhor se isso tivesse ficado claro desde o início da campanha?

Além do uso de camisetas, o eleitor poderá manifestar sua preferência silenciosa por algum candidato, mediante o uso de broches, adesivos, “praguinhas” e até bandeiras. Ou seja, se o sujeito podia ir votar enrolado numa bandeira, por que proibir o uso de camisetas?

A notícia é do portal Poder360:

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) emitiu nesta 6ª feira (5.out.2018) uma recomendação com esclarecimentos sobre o uso de camisetas em apoio a partidos, coligações e candidatos.

O tema foi levantado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e debatido entre os ministros em sessão extraordinária realizada na tarde desta 6ª. Tribunais Regionais Eleitorais chegaram a decidir contra o uso das camisetas. A recomendação deve unificar o entendimento das Cortes.

Na sessão desta 6ª feira os ministros esclareceram que as camisetas estão permitidas, mas reforçaram que a peça não pode ser distribuída (caracterizando brinde, por exemplo). A Corte também lembrou que é proibida a aglomeração de pessoas com uma mesma camiseta e a abordagem de eleitores em tentativa de aliciamento ou convencimento.

A recomendação foi acordada pelos ministros Tarcisio Vieira, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Jorge Mussi e pela presidente Rosa Weber. As orientações serão encaminhas por meio de comunicado oficial aos tribunais eleitorais. Os meios de comunicação da Justiça Eleitoral também deverão divulgar a recomendação e orientar o eleitorado.

PF DE JALES APREENDE ‘SANTINHOS’ DE CAMPANHA POLÍTICA COM INFORMAÇÕES FALSAS

Tudo indica que os “santinhos” dos candidatos a deputado foram produzidos no tempo em que o ex-presidente Lula ainda era tido como candidato. E, mesmo sabendo que isso é errado, eles estão – de forma irresponsável – distribuindo o material. A notícia é da assessoria de imprensa da Polícia Federal de Jales:

Grande quantidade de “santinhos” de propaganda política com informações falsas foi apreendida por policiais militares nesta quinta-feira (04), nas cidades de Urânia e Jales/SP. Duas mulheres e um homem, que realizavam a distribuição do material de campanha política irregular foram conduzidos até a sede da PF em Jales/SP para prestar esclarecimentos.

Os “santinhos” apreendidos indicavam o nome de candidato a Presidência da República em desacordo com os registros oficiais da Justiça Eleitoral. O nome do candidato impresso não correspondia ao candidato oficial do partido político, podendo induzir o eleitor a erro.

A PF apreendeu todo o material irregular e os três conduzidos foram ouvidos pela autoridade policial e posteriormente liberados. Os responsáveis pela contratação dos cabos eleitorais para distribuição do material irregular poderão responder pelo crime elencado no artigo 323 do Código Eleitoral, com pena máxima de até um ano de detenção, além de multa.

A PF aproveita para esclarecer que no dia das eleições não é permitido nenhum tipo de propaganda política. A aglomeração de pessoas em locais públicos, com objetivo de apoiar determinados candidatos também é proibida. A manifestação da preferência do eleitor, silenciosa e individual, não é proibida.

Os candidatos e os eleitores não poderão permanecer nos locais de votação e na região delimitada nos arredores destes locais. Eles deverão votar e sair da região delimitada pela Justiça Eleitoral, sem abordagem aos demais eleitores.

Boca de urna (pedir votos), entrega de “santinhos”, transporte ilegal de eleitores, fornecimento ilegal de alimentação a eleitores, compra e venda de votos, dentre outras condutas também são considerados crimes eleitorais e os responsáveis poderão ser presos.

Também é proibido o derrame de “santinhos”, em qualquer dia, nos locais de votação ou em vias próximas. Tal conduta configura propaganda irregular, sem prejuízo do crime previsto no artigo 39 da Lei 9.504/1.997.

Todas as ocorrências de cunho eleitoral na região de Jales/SP serão apresentadas à PF para a elaboração dos procedimentos cabíveis, com posterior envio destes procedimentos à Justiça Eleitoral.

RODRIGO GARCIA, CANDIDATO A VICE-GOVERNADOR, FAZ CAMPANHA EM JALES

Deu no Jornal de Jales:

O candidato a vice-governador na chapa encabeçada por João Dória, Rodrigo Garcia (DEM), esteve em Jales, na tarde do dia 4 de outubro, quinta-feira, quando deu uma entrevista coletiva na Praça João Mariano de Freitas e depois seguiu cumprimentando a população e conversando com correligionários.

Mais de dez prefeitos da região, inclusive Flávio Prandi Franco (DEM), de Jales, acompanhados de vereadores, foram cumprimentar o candidato que se manifestou confiante na vitória neste domingo, para João Dória (PSDB) disputar o segundo turno com Paulo Skaf (MDB).

As prioridades de João Dória, segundo Rodrigo, estão mais voltadas para melhorias nas áreas da saúde, educação e segurança, priorizando não só a capital, mas todo o interior.

Também acompanharam Rodrigo os candidatos o deputado Federal Fausto Pinato (PP) e a estadual Luiz Henrique Moreita (PODEMOS).

TSE DERRUBA POST NO FACEBOOK COM INFORMAÇÃO FALSA CONTRA HADDAD

As redes sociais foram invadidas, nestes últimos dias, por uma enxurrada de fake News, como essa da foto acima. A maioria das notícias falsas é produzida por fãs do candidato Bolsonaro contra o PT, Haddad e Manuela D’Ávila. E o TSE – salve! – conseguiu derrubar uma. A notícia é do Conjur:

O Tribunal Superior Eleitoral derrubou, nesta quinta-feira (4/10), uma publicação considerada fake news contra o candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad. O conteúdo já está indisponível na página. Para o relator do caso, ministro Sérgio Silveira Banhos, o vídeo é “manifestamente” inverídico e injurioso.

O vídeo havia sido suspenso por decisão liminar em 30 de setembro de um perfil, mas continuou sendo reproduzido no perfil objeto da decisão desta quinta, tendo atingido, neste segundo, 4,9 milhões de visualizações e 96 mil compartilhamentos.

“A publicação tem a clara intenção de desvirtuar as concepções do candidato representante, disseminando informações manifestamente inverídicas sobre sua atuação perante as creches. Tais afirmações inverídicas e injuriosas, por si só, autorizam a limitação à livre manifestação do pensamento, com remoção de conteúdo, conforme prevê a Res.-TSE nº 23.551/2017, uma vez que configura ofensa à honra e consubstancia agressão e ataque a candidato em sítio da Internet”, disse o relator na decisão.

A representação foi proposta pela coligação Povo feliz de novo e apresentada pelo Aragão e Ferraro Advogados contra a publicação que dizia que o candidato estaria distribuindo mamadeiras em creches, com o bico no formato de um órgão genital masculino, no que o narrador sugere que seria “com a desculpa de combater a homofobia, parte integrante do kit gay, uma invenção de Haddad”.

O trecho impugnado diz: “Ó aqui, vocês que vota no PT, Essa aqui é a mamadeira distribuída na creche. Ó a marca aqui. Tá vendo?Distribuída na creche pra seu filho. Com a desculpa de combater a homofobia. Olha o bico como é. Tá vendo? O PT e Haddad pregam isso pro seu filho. Seu filho de 5, 6 anos de idade, vai beber mamadeira na creche com isso aqui. Pra combater a homofobia. Tem que votar em Bolsonaro, rapaz. Bolsonaro que é pra fazer o filho da gente homem e mulher. O PT e Haddad, Lula, Dilma, só quer isso aqui pros nossos filhos. Isso faz parte do kit gay, invenção de Haddad, viu?”.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO SE POSICIONA CONTRA BOLSONARO

O jornal Diário de Pernambuco se posicionou, em editorial, contra o candidato do fascismo, Jair Bolsonaro.

“Precisamos demonstrar aos pretensos puxa sacos de ditador que não votamos nem apoiamos eles. Vamos votar pela democracia. Chamamos os leitores deste jornal a fazer uma reflexão sobre a importância do momento atual para que não nos arrependamos depois. O Brasil e os brasileiros merecem muito mais”, diz o jornal.

Abaixo, a íntegra do editoral:

O despertar da maioria democrática: #EleNão

O Brasil vive hoje momento muito delicado de sua história. O autoritarismo resolveu se apresentar à sociedade na disputa pelo voto e aproveita para angariar apoio de segmentos sociais importantes que se encontram amedrontados e revoltados com os desmandos políticos no nosso país. Dessa mesma forma sociedades do passado e do presente alçaram ao poder ditadores como Hitler, Mussolini, Nicolás Maduro e tantos outros.

A ingenuidade e revolta de amplos setores sociais geralmente está na base da ascensão deles. Mas os resultados perversos sempre despontam nas suas jornadas no poder. Eles, aliás, são sempre os mesmos: desilusão, violência, ódio, perseguição, confisco de direitos básicos e corrupção. Obviamente os ditadores não sobem ao poder com essas bandeiras, mas sempre aderem a elas porque estão na lógica das ditaduras: muito poder nas mãos de poucos leva a que seus aliados se locupletem e busquem manter as benesses geradas pelo poder.

A naturalidade com que ingênuos desfilam seus apoios ao aprendiz de ditador acendeu o alerta e no sábado presenciamos em todo o Brasil o despertar da democracia . O povo brasileiro mostrou que a maioria aprendeu as lições da desgraça que representa uma ditadura e não está disposta a entregar seu destino a uma aventura capitaneada pelo oportunismo de um criador de ilusões. Milhões foram as ruas dizer # Ele Não.

Sabemos que uma ditadura representa policiais nas ruas perfilando abusos frequentes de poder, jovens e pensadores sem poder se expressarem e dedos duros surgindo em todas as partes tentando se promover às custas do sacrifício de outros. Perde-se a referência da competência e o esforço como determinantes importantes do sucesso na sociedade e instrumento de promoção social, sendo eles substituídos pelo puxa saquismo e oportunismo, como ocorreu na época da ditadura militar no Brasil e em todas as demais mundo afora.

E isso é ainda mais forte quando o ditador é uma figura altamente limitada e despreparada, ou, nas palavras de Paulo Guedes, seu assessor econômico, ao descrever o aprendiz de ditador atual, tosco. Por isso, mesmo ciente e mesmo moralmente massacrada pelos desmandos recentes de percentual elevado de políticos, mas que terminou colocando muitos deles na cadeia ou a responder processos judiciais, a maioria de nossa sociedade resolveu se mobilizar e dizer não aos oportunistas e criadores de ilusões.

O Diário de Pernambuco, ciente da cultura combativa e libertária do povo de Pernambuco, se põe ao lado da maioria da população brasileira e de nosso estado nessa luta contra a ditadura e ao assalto ao poder pelo obscurantismo ignorante desse farsante. Nos incorporamos a luta pela motivação ao voto contrário a ele, seja em qual candidato for. Precisamos demonstrar aos pretensos puxa sacos de ditador que não votamos nem apoiamos eles. Vamos votar pela democracia. Chamamos os leitores deste jornal a fazer uma reflexão sobre a importância do momento atual para que não nos arrependamos depois. O Brasil e os brasileiros merecem muito mais. #Ele Não.

1 599 600 601 602 603 1.806