FERNANDÓPOLIS RECEBE SEIS MÉDICOS CUBANOS
No início da noite de ontem, quarta-feira, chegaram a Fernandópolis os seis médicos cubanos que vão atender em cinco unidades básicas de saúde através do programa ‘Mais Médicos’, do governo federal.
Nesta quinta-feira, os médicos (ao lado) foram recebidos pela prefeita Ana Bim, que os recepcionou em seu gabinete (foto acima). Atualmente, Fernandópolis possui 14 equipes trabalhando nos postos do Estratégia de Saúde da Família(ESF).
De acordo com a secretária de Saúde, Lígia Barreto, a intenção é implantar outras 08 equipes até o final deste ano e garantir 100% de atendimento na cidade, conforme o plano de governo da prefeita Ana Bim.
Além de Fernandópolis, outras cidades da região também receberam os médicos do programa, como Estrela D’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Populina, Santa Fé do Sul, Turmalina, Valentim Gentil e Votuporanga.
Nossos embaixadores José Célio Martini, Norton Bechtlufft e Chico Melfi recepcionaram os médicos – e médicas – vindos de Cuba para atuar em nossa região. Domingo, no jornal A Tribuna, os leitores ficarão conhecendo alguns deles.
ESCRITOR GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ MORRE AOS 87 ANOS
Evidentemente que os leitores do blog já devem ter visto a notícia em alguns sites e na TV, mas, por se tratar de um dos meus escritores preferidos, penso que devo registrar por aqui o falecimento de Gabriel García Márquez.
E como Jales está cada vez mais parecida com Macondo, a cidade fictícia de “Cem Anos de Solidão”, onde acontecia de tudo, talvez fosse o caso de decretarmos luto oficial por uma semana. Eis um naco do que saiu no G1:
Morreu o escritor colombiano Gabriel García Márquez, aos 87 anos, informou o perfil oficial do autor no Facebook nesta quinta-feira (17). A notícia foi confirmada por uma fonte próxima ao escritor à agência Associated Press. Ele ficou internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava, entre o fim de março e início de abril. Ele estava em casa e lutava contra um câncer linfático desde 1999.
Em julho de 2012, o mais novo de seus dez irmãos, Jaime García Márquez, revelou que o autor sofria de demência senil “há alguns anos” e que estava lutando contra a perda de memória. O escritor era casado com Mercedes Barcha Pardo desde 1958. Eles tiveram dois filhos: Rodrigo, que nasceu em 1959, e Gonzalo, nascido em 1962.
Considerado um dos mais importantes escritores do século 20 e um dos mais renomados autores latinos da história, Gabriel García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia. Chegou a estudar direito e ciências políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não concluiu o curso, preferindo iniciar carreira no jornalismo.
Seu primeiro romance, “A revoada (O enterro do diabo)”, foi escrito no início da década de 1950, mas publicado apenas em 1955, por iniciativa de amigos, enquanto ele estava na Europa. Já tendo como cenário a cidade de Macondo, que apareceria em outras de suas obras, o livro tinha como narradores três personagens, um velho coronel, sua filha e o neto, ainda criança. O sucesso internacional, no entanto, veio principalmente após a publicação de seu romance mais famoso, “Cem anos de solidão”, em 1967.
A obra-prima de García Márquez vendeu, até hoje, mais de 50 milhões de exemplares. É considerado, ao lado de “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, um dos livros mais importantes da literatura em língua espanhola. Foi traduzido para 35 idiomas. Exemplo máximo do realismo fantástico – gênero característico do boom latino-americano da segunda metade do século XX –, “Cem anos de solidão” se passa na fictícia aldeia de Macondo e acompanha, ao longo de gerações, a saga da família Buendía.
A notícia completa, do G1, e todos os detalhes sobre a vida e a obra de Gabriel García Márquez podem ser conferidos aqui.
NOVA ENQUETE: VOCÊ VOTARIA EM UM CANDIDATO APOIADO PELA PREFEITA NICE?
Os mais atentos já perceberam que o blog lançou uma nova enquete aí do lado direito. Moço curioso, estou querendo saber dos prezados leitores se eles – vocês, no caso – votariam em um candidato a deputado, estadual ou federal, apoiado pela nossa estimada prefeita Nice Mistilides.
Como mostra a foto dos outdoors instalados no recinto de exposições, durante a recém-encerrada Facip, a prefeita parece disposta a apoiar dois candidatos.
São eles: o petebista Campos Machado – que nunca moveu uma palha por Jales e tentará sua reeleição como deputado estadual – e o tucano fernandopolense Gilmar Gimenes, que também deverá ser candidato a deputado estadual.
Em 2010, Campos Machado já contava com o apoio de Nice e obteve 144 votos nas urnas de Jales. Já o Gilmar está estreando como candidato e, como já se disse em um post anterior, espera obter, no mínimo, 4.500 votos em Jales.
Com relação à enquete anterior, onde eu perguntei se as alterações no trânsito da cidade estavam corretas, 753 leitores (74%) disseram que não, enquanto 261 (26%) apoiaram as mudanças.
PARINI É ALVO DE MAIS UMA AÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Vida de prefeito não é fácil. E de ex-prefeito é mais complicada ainda. O portal do Tribunal de Justiça publicou, na véspera do aniversário da cidade, dia 14, o ajuizamento de mais uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito Humberto Parini.
A ação já era esperada e, dessa vez, Parini está em boa companhia. Além dele, outras 11 pessoas, incluindo toda a família Scamatti, figuram como investigados. Afora as 12 pessoas físicas, 03 empresas do Grupo Scamatti também estão no processo.
Deu-se à causa o valor de R$ 10 milhões. O processo é consequência das investigações da chamada “Operação Fratelli”, também conhecida como Máfia do Asfalto.
JUIZ ACEITA DENÚNCIA CONTRA SUSPEITOS DO ‘MENSALÃO DO DEM’
Diferentemente do que aconteceu com os envolvidos no Mensalão do PT, que foram julgados diretamente na última instância – o STF – os processos contra os mensaleiros do DEM estão começando na primeira instância.
Ou seja, daqui a trinta ou quarenta anos, quando chegar ao STF, a maioria dos acusados já estará descansando o sono eterno.
A Operação Caixa de Pandora, para quem não se lembra, foi deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2009 e alcançou grande repercussão em função das graves acusações de um informante – Durval Barbosa – documentadas através de vídeos.
Vamos à notícia veiculada pelo Diário da Região:
O juiz Atalá Correia, da 7ª. Vara Criminal de Brasília, aceitou denúncia do Ministério Público do Distrito Federal contra 19 acusados de envolvimento com um esquema investigado pela Operação Caixa de Pandora. Como consequência da decisão de Correia, passarão a responder a processos criminais o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, o ex-vice-governador Paulo Octávio, entre outros acusados.
O esquema de corrupção ficou conhecido como Mensalão do DEM. “A denúncia não é inepta. A peça acusatória apresenta a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, em descrição compreensível, bem como a qualificação dos acusados e os esclarecimentos pelos quais se possa identificá-los. Estão presentes, ainda, a classificação dos crimes e o rol das testemunhas. Não há que se falar de ausência de justa causa para o início da ação penal diante de lastro probatório minimamente coligido na fase inquisitorial”, afirmou o juiz no despacho assinado no último dia 10.
ANDRADINA: CORPO DE SEGUNDA MENINA DESAPARECIDA É ENCONTRADO
A notícia é da Folha da Região, de Araçatuba:
Os bombeiros de Pereira Barreto encontraram na tarde desta quarta-feira (16) o corpo da adolescente Jenifer Naiara da Silva, 13 anos, que estava desaparecido desde sábado. Segundo os bombeiros, o corpo foi encontrado boiando no rio Tietê, perto de um frigorífico.
A amiga dela, Yara Barbosa, 14, que estava junto com Jenifer quando desapareceram, foi encontrada morta na terça-feira (15) no mesmo rio, porém em outra região, perto de uma ponte. Yara foi encontrada seminua e com um pedaço de pano em um dos braços, indicando que estavam amarrados.
Jenifer foi encontrada nua, porém não havia indícios de que ela estava com membros amarrados. O corpo foi visto por pescadores, que acionaram os bombeiros. Pouco depois das 14h, já havia a informação que se tratava de uma mulher, porém só mais tarde é que foi confirmado ser o corpo de Jenifer. Nos dois casos, os cadáveres estavam em estado de decomposição.
As duas amigas, que eram de Andradina, saíram de casa no sábado à noite e disseram às famílias que se encontrariam com colegas na mesma cidade. Desde então, seguiam desaparecidas. A adolescente de 14 anos teria saído de casa com uma sacola de roupas, segundo a polícia.
INVESTIGAÇÃO – O corpo de Yara foi velado terça-feira à noite e sepultado na manhã desta quarta-feira. O enterro de Jenifer está programado para na quinta-feira (17), também em Andradina.
Nesta quarta, os delegados Tadeu Coelho e Rafael Sangaleto ouviram amigos e parentes das duas meninas. A morte das meninas é investigada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Andradina, que apura crimes de autoria desconhecida.
Conforme o titular da DIG, ainda não há suspeitos das mortes. Segundo Coelho, é possível que as duas tenham conhecido rapazes em Andradina que as levaram a Pereira Barreto, possivelmente a algum rancho, e por motivos desconhecidos, praticaram os crimes.
COMERCIANTES DA ‘FRANCISCO JALLES’ RECLAMAM DA ENERGIA ELÉTRICA FORNECIDA PELA ELEKTRO
Recebi, de um comerciante aqui de Jales, o e-mail abaixo que trata de um grave problema com a energia elétrica fornecida pela Elektro. Segundo o comerciante, estaria havendo uma oscilação exagerada na energia fornecida, causando transtornos aos aparelhos.
Ele não é o primeiro a tocar nesse assunto. Na semana passada, um outro comerciante daquele setor – Avenida Francisco Jalles, entre as ruas Dez e Doze – confirmou a este aprendiz de blogueiro que eles estariam se juntando num abaixo-assinado a ser encaminhado à Elektro.
Talvez fosse o caso, também, de levar o assunto ao juiz da Vara Especial de Jales, que tem sido um aliado importante na defesa dos direitos dos consumidores. Mas, vamos ao e-mail:
Cardosinho, bom dia gostaria de saber se é possível uma ajuda do blog em uma reclamação que os empresários da avenida Francisco Jalles, entre a 10 e a 12 estarão protocolando junto a Elektro, devido a péssima qualidade da energia elétrica entregue.
Essa péssima qualidade vem do valores de tensão abaixo do que determina a ANEEL, que no decorrer do dia, no horário de maior consumo por conta dos condicionadores de ar, caem a valores muito abaixo do que determina a agencia reguladora.
Todos pagam para ter a comodidade do ar condicionado, agora os clientes não estão se recusando em pagar pela energia e sim reclamando de pagar por um produto que não atende as especificações, causando prejuízos com equipamentos e instalações e também acarretando um aumento no consumo.
Eu sei que não é só nosso “pedacinho” que está com esse problema, quem sabe mais pessoas se mobilizem para cobrar da empresa Elektro a qualidade de direito.




